Para proporcionar o máximo de transparência à população piauiense, o Hospital de Campanha Estadual (HCE) disponibiliza um endereço on-line com dados atualizados acerca do número de pacientes e das atividades desenvolvidas pela unidade de saúde.
Com essa medida, o HCE se torna o único hospital de campanha do Brasil com uma página web própria. O endereço eletrônico é www.hcepiaui.org. As informações são atualizadas diariamente, sempre no fim da tarde.
Outro ponto que diferencia o HCE dos demais hospitais de campanha instalados no país é o fato de estar inserido em um projeto de pesquisa e ser gerenciado por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) renomados mundialmente.
Nesse ponto, o site também terá papel fundamental, pois além de apresentar dados importantes quanto às internações e os serviços realizados, também apontará informações referentes às pesquisas que estão sendo desenvolvidas por esses pesquisadores. Via de regra, o desenvolvimento dos estudos e os resultados serão publicados no site do hospital em caráter documental e servirão para futuras pesquisas a serem realizadas em todo o mundo.
“No contexto dessa pandemia, o Hospital de Campanha Estadual foi enquadrado por um Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), e a página web é fundamental para fazer a difusão e a disseminação dos resultados do projeto. O site favorece a difusão de informação relativa ao projeto, em que a gente pode compartilhar notícias de pesquisas científicas, notícias relativas ao tratamento dos pacientes e mostrar às famílias a segurança e qualidade com que os pacientes são cuidados, divulgar dados relativos aos pacientes atualizados diariamente e eventos que sejam considerados relevantes”, explicou o professor doutor Joel Rodrigues, coordenador-geral do Projeto de PDI da Universidade Federal do Piauí no HCE.
Segundo o diretor do hospital, Jefferson Campelo, as informações publicadas no site favorecem a aproximação entre a população e o hospital. “O site é um canal que a gente vai disponibilizar para que tenham informações sobre o que está acontecendo aqui dentro, que os cidadãos tenham toda a liberdade de olhar e ver o quanto seguro vai ser tratado o seu familiar aqui nessa unidade. Então, o site traz, também, nesse momento de pandemia, a possibilidade de aproximar as pessoas”, afirmou o médico.
Na plataforma, os cidadãos podem ter acesso a notícias, informações sobre o hospital e dados sobre os números diários e acumulados de pacientes internados, óbitos e altas. Além disso, o site disponibiliza vários gráficos referentes ao número de leitos ocupados, idade e sexo dos pacientes, localidade e histórico de internações e altas.