Professores e alunos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão produzindo vídeos para o Youtube durante a quarentena a fim de manter a proximidade entre a comunidade uespiana no período de isolamento social, atuando como um recurso complementar no ensino e aprendizagem.
Acompanhe nos tópicos a seguir alguns canais desenvolvidos pela comunidade acadêmica da Uespi:
1. Prof PJ Araujo
Criado há pouco mais de dois mês, o canal do Professor Francisco de Paula Araújo Júnior, mestre em matemática e docente da Uespi, já possui mais de mil inscritos. Segundo ele, o intuito dos vídeos do Canal Prof PJ Araujo é ajudar os alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Outro fator que motivou a criação da página no Youtube, foi a procura dos alunos por indicações de canais de matemática na plataforma. “Sempre foi um desejo postar meus próprios vídeos da disciplina, pois os alunos perguntavam por dicas de canais e eu sempre precisava recorrer a vídeos de um canal e outro. Agora, desejo construir as playlists completas, com teoria e exemplos no meu canal”, disse o docente.
2. Direito na Rede Picos
Professores do curso de Direito da Uespi de Picos também criaram uma página no Youtube, durante esse período de isolamento social. O objetivo do Canal Direito na Rede Picos é manter o debate jurídico com os alunos e fazer com que os acadêmicos continuem focados em seus estudos.
Toda semana, os professores elaboram temáticas para abordarem com os alunos em videoconferências – através de aplicativos específicos – e gravam a aula. O vídeo da aula é disponibilizado no Youtube e todos podem ter acesso.
“Mesmo sabendo que muitos não têm meios de assistir as aulas, por residirem em locais com pouco acesso à internet, ou por sequer possuírem um bom aparelho para ter acesso às aulas, a divulgação das aulas pelo canal é um meio de tornar acessível esse acesso posterior, ficando registradas todas as aulas gravadas ao vivo”, afirmou a professora Hilziane Brito, docente do curso de Direito em Picos.
3. Werton Costa
O professor Werton Costa, mestre em geografia e docente da Uespi no Campus Clóvis Moura, possui um espaço no Youtube desde 2015. Ele utiliza a ferramenta para divulgar práticas educativas, abordar temáticas ambientais e culturais, além de apresentar curiosidades científicas e conteúdos para o ensino médio.
No canal do professor, Canal Werton Costa, também é possível encontrar vários vídeos sobre climatologia geográfica, área na qual atua e desenvolve pesquisas. Ele explica que o canal funciona como um suporte para manter os alunos atualizados e conectados sobre os temas relevantes da disciplina que ministra.
“O canal é utilizado como mecanismo para estimular a discussão, principalmente na educação superior. Também é uma forma de comunicação que possibilita orientar os alunos para temas que são interessantes para pesquisas futuras”, enfatizou o professor.
4. PET Que Te Ensino
O Grupo do Programa de Ensino Tutorial (PET) de Química está produzindo conteúdos para a plataforma com a finalidade de criar métodos para facilitar o ensino da Química. O Canal Pet Que Te Ensino foi criado há mais de um ano, e atualmente é formado por 11 alunos da graduação e um tutor, Professor Doutor Reginaldo da Silva Santos.
Na página do grupo no Youtube, é possível encontrar curiosidades da química, vídeo-aulas e até podcasts com temas relevantes para a sociedade nesse momento. O orientador da proposta, professor Reginaldo, explica que o projeto “estimula os alunos -participantes- a desenvolverem habilidades e conhecimentos que superam aqueles trabalhados nas aulas regulares da graduação”, finaliza.