Em alusão ao mês do Meio Ambiente, comemorado em junho, a Piauí Conectado lança o projeto Rebobinar. A iniciativa faz parte do programa ambiental da empresa e o principal aspecto é a sustentabilidade. O projeto dá continuidade ao trabalho de reaproveitamento das bobinas da fibra óptica utilizadas no projeto Piauí Conectado, que já passavam por processo de descarte ambientalmente correto.
Dessa forma, as bobinas são reaproveitadas, de modo a agregar valor ambiental, social e cultural. A intenção é que os interessados em reutilizar as bobinas possam ter acesso ao material, se comprometendo a transformá-lo em móveis, obras de arte ou utilizá-lo da forma como desejar, desde que tenha uma destinação adequada.
No decorrer do projeto, cerca de 1.000 bobinas serão doadas para entidades que se comprometam a usar de forma sustentável o material.
Para Viviane Moura, superintendente de Parceria e Concessões do Piauí, o projeto Rebobinar vai gerar oportunidade de renda e de serviços para artistas piauienses. Ela explica que várias entidades serão contempladas com as bobinas e que futuramente os detalhes do projeto e os critérios para inscrição das entidades serão divulgadas.
“As bobinas serão reutilizadas gerando renda, gerando oportunidade de atividade, de serviço e até de qualificação, que é o caso da parceria com as instituições de ensino para que elas possam usar essas peças como matéria prima para uso dos alunos. É um projeto que, em nossa avaliação, tem um efeito catalisador enorme, pois atende vários pontos que buscamos, como a sustentabilidade ambiental e a geração de renda”, ressalta a gestora.
O projeto atende ao princípio da logística reversa, um instrumento que ajuda a minimizar os impactos ambientais causados pelo mau gerenciamento dos descartes residuais, dando um importante passo rumo à sustentabilidade. Com o reaproveitamento das bobinas, o material deixa de ser resíduo e se torna matéria-prima para novos produtos.
Segundo Carmonildes Santos, bióloga e gestora de Contratos da Piauí Conectado, o projeto tem uma grande contribuição ao meio ambiente ecologicamente sustentável, pois proporciona um destino de forma adequada dos materiais, por meio do seu reaproveitamento. ”A intenção é contribuir com essa corrente de proteção ambiental, proporcionando a preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações”, explica Santos.
A Piauí Conectado manterá um cadastro com os dados das instituições que tenham interesse na retirada das bobinas e, principalmente, se comprometam a dar destinação ambientalmente correta a esses materiais. Além disso, a Piauí Conectado fará o acompanhamento do processo de reutilização até o resultado final, certificando-se do seu uso de forma sustentável.
A sustentabilidade ambiental é um dos pilares da Piauí Conectado. Todo o trabalho de construção, operação e manutenção da infraestrutura de transporte de dados do projeto é realizado sempre buscando gerar o menor impacto ambiental possível.
A empresa possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e a Agência de Tecnologia de Informação do Estado (ATI/PI), com o projeto Piauí Conectado.