A cúpula da segurança estadual se reuniu, nesta sexta-feira (26), por meio de videoconferência, para confirmar os últimos ajustes do trabalho de fiscalização do cumprimento do novo decreto para o isolamento social, assinado pelo governador Wellington Dias. O objetivo é aumentar o nível de isolamento neste e no próximo final de semana, em uma medida que tem por finalidade a reabertura gradual das atividades econômicas no Piauí, ainda no mês de Julho.

Ao todo, as diligências, que iniciam já na tarde desta sexta-feira, contarão com 180 policiais militares atuando exclusivamente no trabalho de fiscalização e orientação de estabelecimentos comerciais e comunidade. Da mesma forma, equipes do Corpo de Bombeiros estão em plantão para dar suporte nas atividades capitaneadas pela PM.

Participaram da discussão o secretário de Estado da Segurança (SSP), Fábio Abreu; o delegado-geral da Polícia Civil, Luci Keiko; o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), coronel Lindomar Castilho, bem como os demais comandantes de policiamento da capital e do interior; além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBM-PI), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal de Teresina (GMC).

“Durante os dois próximos finais de semana, nossas equipes estarão trabalhando para que, assim como foi estabelecido pelo Governo do Estado por meio do decreto, a população se reserve ao isolamento social e consigamos restringir os níveis de infecção pelo novo coronavírus em nosso estado. Esse trabalho, feito em parceria com demais forças de segurança, tanto em nível municipal, quanto estadual e federal, reforçará o monitoramento em seus postos de fiscalização”, explica o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho.

Decreto legisla sobre ampliação de restrições por dois fins de semana

Nessa quinta-feira (25), o governador Wellington Dias anunciou a adoção de medidas mais rígidas nos próximos dias a fim de conter o avanço do novo coronavírus no estado. Ficou decidido que o funcionamento de serviços essenciais será mais restrito nesta sexta (26), sábado (27) e domingo (28), e, também, de quinta (2) a domingo (5) da próxima semana.

O objetivo do executivo estadual é alcançar o  patamar de isolamento de 55%. A primeira fase de reabertura das atividades comerciais está prevista para iniciar no dia 6 de julho, progredindo para novos setores a cada 15 dias.

Decreto nº 19.051