A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Vigilância Sanitária do Estado, órgão fiscalizador da aplicação de medidas sanitárias no Piauí, tem intensificado as ações no interior do estado com o objetivo de minimizar os riscos da disseminação da Covid-19.
As ações são realizadas de acordo com as recomendações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos de saúde, desde o início da pandemia do novo coronavírus, seguindo as estratégias adotadas pelo Governo do Piauí.
No litoral piauiense, essas ações estão sendo intensificadas diariamente com os trabalhos e atuação da VISA Municipal de Parnaíba e Luís Correia, por meio de orientações educativas nos serviços essenciais e as barreiras sanitárias, que tem sido o pilar das medidas para conter a propagação da doença nos municípios.
“O foco dessas medidas é garantir a saúde da população. As vigilâncias sanitárias municipais têm trabalhado, incansavelmente, para reduzir ao máximo os riscos à saúde dos piauienses”, disse a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.
Em Parnaíba, a vigilância sanitária do município tem feito rondas nos comércios e restaurantes da cidade, e ainda instalado barreiras sanitárias nas entradas de pontos turísticos, como a Lagoa do Portinho e a Praia Pedra do Sal.
Nesses locais, as medidas são realizadas com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar (PMPI). “Alguns restaurantes estão resistentes às medidas e continuam disponibilizando mesas para atrair os clientes. Quando a gente se depara com essas situações, estamos notificando os serviços, deixando-os cientes de que o funcionamento só está liberado para delivery e aplicando auto de infração”, explicou a fiscal sanitária da visa de Parnaíba, Ana Luíza Costa.
Em Luís Correia, as medidas se intensificam nos finais de semana. Um decreto municipal proíbe o acesso de veículos nas praias, dunas e lagoas para evitar as aglomerações nesses locais.
De acordo com a coordenadora da Visa do município, Flavia Rebelo, para reforçar o cumprimento ao decreto, a secretaria municipal de saúde de Luís Correia, emitiu um oficio aos proprietários de barracas, bares, restaurantes e similares localizados nas orlas das praias, onde proíbe os atendimentos presenciais nesses locais.
“Foi uma medida necessária para que a gente tivesse um melhor controle nas nossas ações. O número de pessoas em descolamento para o litoral estava intenso, e por isso, foi essencial a adoção dessas medidas”, ressaltou, Flávia Rebelo.
As vigilâncias sanitárias municipais estão há mais de 90 dias atuando com as ações para evitar a propagação do coronavírus no Piauí, mas é preciso que a população cumpra o seu papel como cidadão e atenda as recomendações do Governo do Estado. “Nós precisamos ter o apoio da população para que todas essas medidas que estão sendo colocadas tenham o resultado que esperamos, que é minimizar o risco da Covid-19 no nosso Estado. Só assim, vamos conseguir vencer essa luta”, finalizou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.