O isolamento dos pacientes com a Covid-19, dos familiares pode afetar a saúde mental dessas pessoas. Pensando em amenizar esse sofrimento, os familiares de pacientes que estão internados no Hospital de Campanha Estadual (HCE) podem realizar visitas por meio de videochamadas de casa. A iniciativa do hospital, pioneira no Piauí, contempla os familiares que não podem se descolar ao HCE por residirem em outros municípios e/ou serem em grupos de risco.
Inicialmente, as visitas por videochamada ocorriam apenas nas cabines privativas do HCE. No entanto, pensando nos familiares e seus pacientes, o Hospital de Campanha Estadual, com os pesquisadores do Projeto de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a equipe da Tecnologia da Informação (TI), criou uma alternativa.
“Nós criamos essa alternativa de aproximação dos pacientes a seus familiares, porque temos vários pacientes que são de fora da capital, que têm familiares com dificuldade em se locomover para visitar os pacientes internados no nosso hospital. Além disso, é uma alternativa segura para o chamado grupo de risco, que deve estar em isolamento. Então, a gente reduz a distância entre os familiares e os pacientes por meio da tecnologia, oferecendo essa comunicação de forma segura e com privacidade”, explica o professor doutor Joel Coelho Rodrigues, coordenador-geral do PDI da UFPI no HCE.
Para realizar as visitas de casa, os familiares devem entrar em contato com a Ouvidoria do hospital pelo número (86) 3301-7591 para agendar um horário. Assim, os profissionais que atuam na área restrita aos pacientes estarão preparados para auxiliar o paciente. Próximo ao horário da visita, será enviado um link de uma sala virtual à família para a realização da videochamada.
O paciente Francisco de Assis Moura recebeu a visita simultânea de três filhos, onde cada um estava em sua residência. “Quando os pacientes são internados seus parentes também precisam ficar em isolamento porque tiveram contato e, por isso, não têm como fazer essa visita no Hospital de Campanha, como é o meu caso. A videochamada é importante para a gente ter a tranquilidade e a segurança de estar vendo como ele está e é importante para ele também, mesmo com todo afago que tem da equipe que trata com muita humanidade, não é a mesma coisa que o carinho da família. É importante ele ter esse contato até para sua recuperação”, diz Ludmila Moura, filha do paciente.
Atualmente, o HCE disponibiliza visitas virtuais em cabines privativas, localizadas na unidade de saúde, que continuarão ocorrendo regularmente. “Nós não queremos que substitua o serviço diferenciado que oferecemos hoje aos visitantes no hospital, onde temos o acolhimento da assistência social e o apoio psicológico. Então, queremos que esse serviço funcione como um adicional àquilo que a gente tem o privilégio de oferecer à nossa comunidade”, finaliza o professor Joel Rodrigues.