A 9ª Jornada de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), ocorrerá entre os dias 5 e 8 de novembro. O evento será inteiramente on-line e tem como tema “Desafios e as Potencialidades da Fisioterapia”. As inscrições estão abertas e os interessados podem inscrever-se por meio do site da 9ª Jornada de Fisioterapia.

A iniciativa é realizada anualmente por duas turmas do curso de Fisioterapia da Uespi. A jornada estava prevista inicialmente para ocorrer no mês de junho deste ano. Entretanto, em virtude da pandemia, os organizadores optaram por realizar o evento de forma on-line pela primeira vez.

A professora Lilian Melo, docente do curso de Fisioterapia e coordenadora geral do evento, conta que a jornada será um desafio, mas também é o momento para demonstrar grandes potencialidades. “Estamos diante de uma situação nova e temos que buscar alternativas para manter os nossos projetos. Estamos com boa expectativa por ser uma alternativa tecnológica de interação dos alunos, com professores renomados da área da Fisioterapia para discussão de temáticas relevantes dentro do contexto da saúde”, ressaltou a docente.

Ela ainda complementa que esse novo formato oferece a possibilidade de qualificação profissional, com acessibilidade e flexibilidade diante do contexto de isolamento.

Além das inscrições, os trabalhos acadêmicos estão sendo submetidos também por meio do site da 9ª Jornada de Fisioterapia. E nessa mesma plataforma serão transmitidos as palestras e os workshops na data do evento.

As vagas para participar das palestras são ilimitadas, contudo, são apenas 40 vagas disponibilizadas para cada minicurso, que são quatro confirmados até o momento.

A discente Sarah Laís, vice-presidente da comissão científica do evento, destaca que a jornada proporciona o compartilhamento de conhecimentos das diversas áreas da Fisioterapia e visa integrar a comunidade acadêmica e profissionais da área.

“Participar da jornada é uma oportunidade de ampliar os horizontes sobre as áreas da profissão, desencadear o interesse por extensão e entender o que é produção científica”, finalizou a aluna.