O coordenador da Juventude do Estado do Piauí, Vicente Gomes, esteve reunido com a secretária nacional de Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, nesta terça-feira (7) e firmou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). Também participaram do encontro por videoconferência o diretor de Política para Inserção no Mundo do Trabalho, Venicio Moura, e a diretora de Políticas Sociais, Ianara Evangelista.

“Ainda temos documentos para assinar e protocolar, mas são formalidades que acreditamos estarem resolvidas, no máximo, em uma semana”, disse Vicente Gomes. O coordenador ressaltou que espera que o Sinajuve traga recursos para a política de Juventude do estado, seja na forma de emendas parlamentares, seja na forma de orçamento direto do governo federal. “O sistema está sendo implementado, mas não da forma como gostaríamos”, lamenta.

Gomes refere-se, entre outras coisas, à não aprovação do Fundo Nacional de Juventude, uma das fontes principais de recursos para a política de Juventude e que era prevista para ser um dos instrumentos centrais do Sistema. Sobre o tema, Nicaretta afirmou que o governo federal não aprovou o fundo em razão da lei orçamentária que impede a criação de novas despesas.

Além de pastas estaduais e municipais, conselhos de juventude e entidades civis ligadas aos movimentos de juventude também poderão aderir ao Sinajuve. Para mais informações, basta acessar o site do sistema neste link.