As medidas restritivas adotadas pelo Governo do Piauí para evitar a circulação de pessoas nos fins de semana seguem surtindo efeito. No sábado (25), o Piauí atingiu o primeiro lugar em índice de isolamento social no Brasil entre toda as unidades da federação, com 48,50%. No domingo (26), o índice chegou a 51,16%, o quinto melhor do país.
Assim como o Piauí, Teresina também ficou na primeira colocação no sábado entre as capitais, com índice de 51,95%, e em quarto lugar no domingo, com 54,95%.
Desde o início do mês de julho, o Governo do Estado tem decretado restrição mais rígidas à circulação aos sábados e domingos. O objetivo é reduzir o contato entre as pessoas e, assim, diminuir a propagação do novo coronavírus.
As ações do governo são baseadas em decisões técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que, com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), tem estado à frente do plano de retomada organizada das atividades do Piauí, o Pro Piauí.
Nesta segunda-feira (27), ocorre mais uma etapa do Pro Piauí, com a abertura do comércio de bens duráveis, como móveis eletrodomésticos e óticas.
“Quero agradecer a todos que seguem cumprindo o isolamento e pedir novamente que continuem seguindo as medidas. Sei que é incômodo, mas é importante para salvar vidas e poder retomar aos poucos, com segurança, como estamos fazendo e com sucesso”, explica o governador Wellington Dias.