O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 21.826 exames no mês de junho. O que corresponde a um aumento de 30% em relação aos meses anteriores.
Segundo o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, isso é o reflexo da ampliação do número de leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) que aumentaram em mais de 100% para atender os pacientes com a Covid-19. O hospital conta atualmente com 50 leitos de UTIs para pacientes com Covid-19 e 16 leitos para outras patologias.
Para a coordenadora do laboratório, a biomédica Lilibeth Sales, o setor atende todas as demandas de exames das UTI’s, clinicas e também dos servidores da Saúde e Segurança que consultaram no Núcleo de Assistência ao Servidor (NAS).
“O crescimento na quantidade de exames reflete o aumento no número de atendimentos nas UTIs, uma vez que o HGV tornou-se referência para os casos graves da Covid-19. Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica, além de colaborar com o diagnóstico, auxilia no reconhecimento das disfunções para o acompanhamento dos pacientes durante o período de internação”, explica Lilibeth Sales.
Para o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, o HGV vem avançando em tecnologia e capacidade de atendimento. “Estamos constantemente investindo na melhoria do parque tecnológico da casa, em capacitação de pessoal e ampliação dos serviços. Entendemos que, como maior hospital público de alta complexidade do estado, precisamos avançar em modernização e com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), temos implementado melhorias e quem ganha é a população piauiense”, comenta o presidente.