Com o tema “Acolhimento à comunidade escolar: o cuidado permanente à saúde física e mental na retomada das atividades escolares presenciais”, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, realizou, nessa quinta-feira (6), o webinário “Formação das Equipes Multiprofissionais”.

Organizado por meio da Comissão Estadual de Enfrentamento à Situação de Violência Escolar, em parceria com o Instituto Unibanco, a exibição foi feita nas plataformas do Canal Educação, Facebook e YouTube contando com debates de assuntos importantes, como acolhimento à comunidade escolar e os cuidados à saúde física e mental na retomada das atividades escolares presenciais.

A mediação do webinário ficou por conta da mestra Maria Júlia Azevedo, do Instituto de Educação, e as participações de Ellen Gera, secretário de Estado da Educação do Piauí; do professor doutor Fauston Negreiros, da Universidade Federal da Piauí (UFPI); professor doutor César Nunes, do Instituto Unibanco; e a professora mestra Iane Nunes, da Secretaria de Estado da Educação do Ceará. Além dos profissionais, o Pescador e a Boneca Drica fizeram um momento lúdico falando de acolhimento e da busca por novas alternativas de viver o novo.

“Vivemos um momento excepcional na educação. Um momento em que o “chão da escola” nos foi “roubado”, pois não podemos estar dentro da escola com nossos alunos e profissionais, mas estamos nos reinventando. A educação está cumprindo um grande papel social neste momento, sendo responsável pelo acolhimento, gesto de vínculo entre escola, estudante, familiares e profissionais que sofrem com a pandemia. Vivemos também um momento de ansiedade, de quando poderemos voltar para o ambiente escolar, mas o governador e o Comitê de Operações Emergenciais colocaram para o último estágio, quando tivermos condições sanitárias e não tivermos mais risco de contágio”, observou o secretário da Educação.

Ellen Gera também fez um retrospecto das ações desenvolvidas no momento de pandemia, com o desafio das aulas remotas encarado bravamente por todos que fazem a educação do Piauí. Pontos como as ferramentas criadas pela Seduc, como o Canal Educação e o iSeduc, entrega de material impresso, frequência, avaliação, além do retorno das aulas presenciais, previsto para 22 de setembro.

Falou também dos protocolos de retomada das aulas presenciais, que será realizada de forma prudente, planejada e segura. “Para que haja esse retorno, tem que ser seguro. Para isso, serão adotados protocolos de segurança. Estamos com o comitê de crise e uma minuta está sendo finalizada para ser discutida com a comunidade, escolas, Conselho Estadual de Educação, Undime, os municípios, pois tem a questão do transporte que é uma operação complexa”, completou o secretário.

Uma campanha de apoio socioemocional com o lema “Educar pode ser leve” é outra cartada que está sendo desenvolvida pela Seduc e pela Comissão Estadual de Enfrentamento à Situação de Violência Escolar.

A Formação das Equipes Multiprofissionais integra o Ciclo de Webinários: Gestão da Educação Pública em Tempos de Crise. Realizada em seis encontros, de 29 de julho a 2 de setembro, a iniciativa busca contribuir para a ampliação de repertórios sobre gestão em educação no contexto da Covid-19, além do debate de temas transversais, como o enfrentamento às desigualdades étnico-raciais. Os encontros, que contam com o apoio das Secretarias da Educação dos estados parceiros do Instituto Unibanco no programa Jovem de Futuro (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte), serão transmitidos semanalmente pelo canal do instituto no YouTube.