O Ebook Quadro de Modelagem Gamificada: manual para gamificadores foi publicado no site da Editora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O aluno Felipe Moura e o professor Geazi Alves de Farias são os autores da proposta, que visa apresentar soluções simplificadas para empreendedores, por meio da aplicação de estratégias de jogos. O manual contém 43 páginas e está disponível para download no site da Editora da Uespi.

“A gamificação utiliza elementos de jogos em um contexto não lúdico com a finalidade de engajar pessoas a resolverem problemas práticos. A importância desse trabalho é global, é uma revolução no pensamento sobre a gamificação, é uma nova era para este estudo”, contou Felipe Moura, aluno do 5º bloco do curso de Administração no Campus Poeta Torquato Neto.

Autores do Ebook publicado pela Editora Uespi

O estudante ainda destaca que esse manual serve para romper com os preconceitos, no que diz respeito à aplicação das estratégias de jogos nesse contexto. O professor Geazi Alves concorda e afirma que “a obra facilita o entendimento das estratégias de forma lúdica, quebrando o tabu de que a empresa está distanciada da academia e que seu ambiente é algo extremamente rígido”.

O Ebook é destinado aos alunos de Instituições de Ensino Superior, principalmente aos discentes dos cursos de Ciências Sociais aplicadas, além de ser indicado para micro e pequenos empreendedores.

Pesquisas sobre gamificação

O estudante e o professor desenvolvem pesquisas sobre a utilização de mecanismos de jogos – gamificação – em situações estratégicas, no Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic).

As pesquisas já resultaram para eles produção de ebooks, palestras, artigos e aplicações práticas em empresas. Outro Ebook lançado foi o “Redações sobre Gamificação e Gamificação estratégica”, na plataforma digital Wattpad.

Com as pesquisas, o aluno já conseguiu destaque na área que atua, utilizando os processos de gamificação para situações estratégicas, melhorando serviços e ampliando o leque de possibilidades dos negócios com o uso da tecnologia dos jogos.