O I curso de atualização: Conectados pela Estomaterapia recebeu 2.592 inscritos de todas as regiões do país. A atividade on-line que reúne as mais variadas ligas de Estomaterapia, com renomados profissionais e Estomaterapeutas do Brasil está acontecendo desde o dia 4 de agosto e vai até o mês de novembro, no Youtube.
O evento foi idealizado pelo projeto de extensão da Liga de Estomaterapia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Incontinência, Feridas e Estomias (Gepife). A professora e organizadora, Sandra Marina Bezerra, afirma que a repercussão tem superado suas expectativas. “Contamos com as seccionais e diretoria da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest) e parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A repercussão foi maravilhosa, contamos também com palestrantes, moderadores e participantes de todas as regiões do Brasil”, destaca.
A programação conta com diversos profissionais de diferentes áreas da Estomaterapia para criar uma interdisciplinaridade e um diálogo entre profissionais do Brasil. A professora Maria Helena Caliri, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, é uma dessas profissionais de renome.
Para ela, o curso veio em um momento oportuno. “Estamos em uma crise no Brasil todo em decorrência da pandemia afastando nossos alunos da universidade, e, automaticamente afastando esses das vivências práticas e profissionais, além das interações com outros alunos para troca de conhecimentos. Dessa forma, essa vivência e curso on-line tem suprido essa necessidade e tem sido muito importante para a educação na área da saúde”, explica a professora.
Estudantes de todo o Brasil participam do evento
O curso on-line conta com cerca de 1.206 estudantes do curso de Enfermagem inscritos e 1.386 profissionais da área e afins. A Priscila Mendes é estudante do curso de Enfermagem na nossa universidade da Uespi. Ela conta que participar deste evento está sendo enriquecedor por agregar conhecimento de altíssimo nível científico na prevenção e tratamento de feridas.
“Experiências como essa engradecem e valorizam os serviços prestados pela enfermagem, além de dar subsídios para uma melhorar aplicação do conhecimento teórico no campo prático. Espero que esse evento perdure e que a enfermagem continue a se fortalecer ainda mais”, ressalta.
Clareliz Gomes, da Liga Acadêmica de Estomaterapia da da Universidade Regional do Cariri (URCA), está participando de todos os dias de evento. Ela pontua que o apoio mostrado pelas ligas acadêmicas está fortalecendo cada vez mais os profissionais Estomaterapeutas, fazendo assim, uma Estomaterapia cada vez mais única e com conhecimentos sempre atualizados.
“A Estomaterapia é uma área da enfermagem que está ganhando espaço no mercado de trabalho de forma fantástica. Mesmo com o cenário atual, a Estomaterapia está sendo mais reconhecida, devido às lesões por pressão que são caudadas nos profissionais e pacientes vítimas da Covid-19. Vejo que neste momento é de grande importância a construção de eventos que abordem a Estomaterapia para o esclarecimento de como os profissionais irão lidar com a demanda de Lesões por pressão pós pandemia, além de lidar com as outras comorbidades já existentes antes da pandemia”, fala a presidente da liga e acadêmica do curso de Enfermagem da URCA.
O Emanuel Sousa, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), diz que as atividades tem sido engrandecedoras. “Toda a programação traz profissionais de referência na área de Estomaterapia. Tem sido muito bom, todos estão de parabéns, tenho aprendido bastante com tudo que foi colocado”.
A curso é totalmente online, com carga horária de 60 horas com certificação. As aulas estão acontecendo nos dias de terça, às 19 horas, e sábado, às 09 horas.