O I curso de atualização: Conectados pela Estomaterapia recebeu 2.592 inscritos de todas as regiões do país. A atividade on-line que reúne as mais variadas ligas de Estomaterapia, com renomados profissionais e Estomaterapeutas do Brasil está acontecendo desde o dia 4 de agosto e vai  até o mês de novembro, no Youtube.

evento foi idealizado pelo projeto de extensão da Liga de Estomaterapia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Incontinência, Feridas e Estomias (Gepife). A professora e organizadora, Sandra Marina Bezerra, afirma que a repercussão tem superado suas expectativas. “Contamos com as seccionais e diretoria da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest) e parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A repercussão foi maravilhosa, contamos também com palestrantes, moderadores e participantes de todas as regiões do Brasil”, destaca.

Canal do youtube Conectados pela Estomaterapia

A programação conta com diversos profissionais de diferentes áreas da Estomaterapia para criar uma interdisciplinaridade e um diálogo entre profissionais do Brasil. A professora Maria Helena Caliri, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, é uma dessas profissionais de renome.

Para ela, o curso veio em um momento oportuno. “Estamos em uma crise no Brasil todo em decorrência da pandemia afastando nossos alunos da universidade, e, automaticamente afastando esses das vivências práticas e profissionais,  além das interações com outros alunos para troca de conhecimentos. Dessa forma, essa vivência e curso on-line tem suprido essa necessidade e tem sido muito importante para a educação na área da saúde”, explica a professora.

Estudantes de todo o Brasil participam do evento

O curso on-line conta com cerca de 1.206 estudantes do curso de Enfermagem inscritos  e 1.386 profissionais da área e afins. A Priscila Mendes é estudante do curso de Enfermagem na nossa universidade da Uespi. Ela conta que participar deste evento está sendo enriquecedor por agregar conhecimento de altíssimo nível científico na prevenção e tratamento de feridas.

“Experiências como essa engradecem e valorizam os serviços prestados pela enfermagem, além de dar subsídios para uma melhorar aplicação do conhecimento teórico no campo prático. Espero que esse evento perdure e que a enfermagem continue a se fortalecer ainda mais”, ressalta.

Aula do dia 18/08 sobre Lesão de pele por EPI e lesão por pressão em pacientes pronados

Clareliz Gomes, da Liga Acadêmica de Estomaterapia da da Universidade Regional do Cariri (URCA), está participando de todos os dias de evento. Ela pontua que o apoio mostrado pelas ligas acadêmicas está fortalecendo cada vez mais os profissionais Estomaterapeutas, fazendo assim, uma Estomaterapia cada vez mais única e com conhecimentos sempre atualizados.

“A Estomaterapia é uma área da enfermagem que está ganhando espaço no mercado de trabalho de forma fantástica. Mesmo com o cenário atual, a Estomaterapia está sendo mais reconhecida, devido às lesões por pressão que são caudadas nos profissionais e pacientes vítimas da Covid-19. Vejo que neste momento é de grande importância a construção de eventos que abordem a Estomaterapia para o esclarecimento de como os profissionais irão lidar com a demanda de Lesões por pressão pós pandemia, além de lidar com as outras comorbidades já existentes antes da pandemia”, fala a presidente da liga e acadêmica do curso de Enfermagem da URCA.

O Emanuel Sousa, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), diz que as atividades tem sido engrandecedoras. “Toda a programação traz profissionais de referência na área de Estomaterapia. Tem sido muito bom, todos estão de parabéns, tenho aprendido bastante com tudo que foi colocado”.

A curso é totalmente online, com carga horária de 60 horas com certificação. As aulas estão acontecendo nos dias de terça, às 19 horas, e sábado, às 09 horas.

Confira o site do evento e o canal no YouTube.