O governador Wellington Dias reuniu-se, por videoconferência, nesta segunda-feira (24), com a secretária de Estado do Agronegócio, Julianna Lima, e representantes das entidades que promovem a Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). O encontro teve como objetivo encontrar alternativas para a realização da 70ª Expoapi.
Duas opções são discutidas: a realização virtual ou o adiamento da feira. “Temos as condições de fazer uso da tecnologia para realizar a Expoapi e transmitir para todo o estado, mas se não for interessante para os criadores, podemos adiar a feira presencial. No entanto, precisaremos aguardar o cronograma de vacinação para realizar de forma segura. Temos que saber a opinião também dos produtores para ver o melhor caminho”, destacou o governador.
Para Valter Alencar Neto, da Associação Piauiense de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apiccovi), a feira deve ser realizada de forma virtual. “Os criadores estão conscientes da necessidade de se estabelecer um protocolo que ofereça segurança para eles e para o público externo. A ideia do uso da tecnologia para promover um sistema novo é muito bem visto por nós, embora cause um pouco de estranheza para alguns criadores, mas podemos colher bons frutos. Os leilões fluiriam de uma forma mais tranquila, porém, com relação à participação nos concursos, teremos um desafio para criar a metodologia. Se não pudermos fazer da forma tradicional, devemos buscar a alternativa que possa marcar o nosso setor agropecuário, que vem passando por um momento fantástico de crescimento”, pontuou o criador.
Já o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, defende que a melhor saída é adiar a feira para que possa ser realizada de forma presencial. “A Expoapi é um atrativo para a cidade e para o estado, não seria interessante para nós criadores uma feira virtual. Nós queremos mostrar os animais e o nosso potencial, não seria bom fazer sem público. Pelo simbolismo e pelas atuais condições deveríamos adiar para fazer presencialmente, mas vamos analisar mais a fundo a melhor alternativa”, disse Nogueira.
De acordo com a secretária do Agronegócio, a semana será de debates para chegar a um consenso. “Agradeço a participação de todos e a disponibilidade do governador para tratar do assunto. Vamos chegar a um denominador comum que seja favorável, o importante é que possamos construir juntos o melhor caminho para a Expoapi, que sempre foi um evento grandioso no Piauí”, afirmou Julianna Lima.