O governador Wellington Dias irá retomar o projeto que cria um centro voltado para pesquisas ambientais na região de Gilbués. O chefe do executivo se reuniu, nesta sexta-feira (28), com a os secretários de Estado do Governo, Osmar Júnior; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sádia Castro; da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper), Wilson Brandão; procurador-geral Plínio Clerton; diretor jurídico Jean Paulo; superintendente da Semar, Moura Fé; e diretora do Centro de Formação Antonino Freire (Cefaf), Lucile Moura, a fim de discutir a retomada do projeto.
O primeiro Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (Nuperade) foi idealizado pela então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, juntamente com o governador Wellington Dias, com sede localizada no município Gilbués, no sul no Piauí, uma região muito afetada com a desertificação. O Núcleo foi fruto de uma parceria entre o Governo Estadual, Governo Federal e universidades.
“No meu primeiro mandato, ainda com o presidente Lula, criamos o Nuperade com o objetivo de ter um centro de pesquisa voltado para uma região de cerrados, que é a região de Gilbués, onde há um processo de desertificação. Agora, tomei a decisão de retomar esse projeto e apresentei à Secretaria do Meio Ambiente esse desafio. Vamos, novamente, com recursos de compensação ambiental e de outras fontes da área do Meio Ambiente, trabalhar para revigorar e garantir esse núcleo com laboratórios, equipe técnica e condições de pesquisas para que, na tomada de decisões na região, possa considerar cientificamente a melhor alternativa”, afirmou Wellington Dias.
O Nuperade irá voltar a apoiar estudos sobre o fenômeno da desertificação, que atinge pelo menos 14 municípios da região, além de testar tecnologias para o controle do processo de degradação de terras e de recuperação de áreas deterioradas, além de definir reservas permanentes e recuperar nascentes.