No período de março a julho de 2020, a Defensoria Pública Regional de Uruçuí, que tem como titular a defensora pública Ana Teresa Ribeiro da Silveira, desenvolveu 1.151 ações, sendo que dessas, 762 corresponderam a atendimentos realizados por meio remoto e 389 corresponderam a peticionamentos, abrangendo petições iniciais e petições intermediárias, tendo por objetivo impulsionar as ações. A Defensoria de Uruçuí possui 951 processos em andamento no Processo Judicial Eletrônico (PJe).
A defensora pública Ana Teresa Silveira explica que, desde o início da pandemia, a Defensoria Pública Regional de Uruçuí, além de procurar manter a produtividade e agilidade nos atendimentos e orientações jurídicas, com o uso das ferramentas digitais, vem buscando cada vez mais incentivar a adoção de soluções consensuais, por meio do envio de ofícios a outras instituições públicas, realizando acordos extrajudiciais, em sua grande parte, na área de Família, conferindo, assim, maior resolutividade às demandas, mesmo com o regime de trabalho remoto.
Logo no início da pandemia ocasionada pelos riscos do contágio do novo coronavírus, causador da Covid-19, a Defensoria de Uruçuí emitiu recomendações tanto à Prefeitura Municipal de Uruçuí, como a instituições privadas do município, com medidas higienicossanitárias, propondo a conscientização da população sobre a necessidade do isolamento social e a adoção de medidas de higiene.
Ana Teresa Silveira afirma que essas orientações foram inclusive divulgadas pelos meios locais de comunicação, buscando dessa forma abranger uma parcela mais significativa da população. Desde o envio da recomendação, a Defensoria tem acompanhado as medidas adotadas pela gestão municipal e a evolução local da pandemia.
Sobre todos esses resultados e ações, a defensora pública Ana Teresa Silveira diz que “são consequência do trabalho de uma equipe, que apesar de concisa, caminha alinhada e motivada pela necessidade de transformar e adaptar nossa forma de trabalhar, para que a Defensoria Pública não perca sua capacidade de se manter conectada às demandas da sociedade e à realidade de seus assistidos”.