O prefeito Fabiano Horta, da cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, visitou, nessa quarta-feira (2), alguns dos projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) implantados pelo Governo do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc). A ideia foi conhecer de perto essas iniciativas e avaliar quais podem ser implantadas no município fluminense.
O gestor veio acompanhado do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias; do secretário municipal de Planejamento, Leonardo Alves; do presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Edes de Oliveira; e do secretário municipal de Comunicação Social, Olavo Noleto.
A comitiva foi recepcionada pela superintendente da Suparc, Viviane Moura, e levada para conhecer as experiências e o trabalho das concessionárias Águas de Teresina, Nova Ceasa e Piauí Conectado. Entre outros detalhes, eles comprovaram os ganhos proporcionados por essas PPPs em suas respectivas áreas de atuação.
“É muito gratificante ver que o Piauí se torna um exemplo de um mecanismo que é tão novo para nós, mas que, em tão pouco tempo, resultou em ações e serviços que vêm sendo buscados como inspiração para outros municípios e estados” destacou a superintendente Viviane Moura.
Fabiano Horta destacou a inovação dos projetos de PPPs do Piauí. “O êxito desses projetos está na capacidade de conseguir fazer uma relação com a captação de recursos do mundo privado, mas com o protagonismo do interesse público bem guardado. Essa equação que o Piauí tem conseguido fazer muito bem e estamos conhecendo as experiências para ver como podemos fazer modelos parecidos”, enfatizou o prefeito.
Ao todo, são cinco contratos de PPPs em vigor no Piauí. Além das que foram visitadas pela comitiva da Prefeitura de Maricá, há também as Rodoviárias de Teresina, Picos e Floriano e a Arena Verdão que são administradas por PPPs.
São projetos que já viabilizaram investimentos de R$ 643 milhões em infraestrutura e que geraram uma economia de quase R$ 18 milhões ao Governo do Piauí. Além da melhoria na qualidade dos serviços prestados ao público, há ainda ganhos como a geração de quase 1.500 vagas de emprego, direto e indireto, graças à atuação dessas concessionárias.