A rede credenciada do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) dividiu o fluxo para Covid-19 e não Covid-19 e segue com atendimento regular na rede credenciada Plamta sem restrições a todos os usuários do sistema Iaspi/Plamta.
Os hospitais que atendem urgência Covid-19 são o São Marcos e Prontomed Adulto e os demais hospitais seguem com atendimento normal para urgências não suspeitas da doença. O pagamento da rede também segue dentro da previsão contratual, sem atrasos.
Durante este momento de pandemia, há risco de haver restrições temporárias de atendimento na urgência ou dificuldades de vagas de UTI. Por essa questão, o instituto está contingenciando a liberação de procedimentos eletivos, exatamente para manter uma reserva de leitos para internação de Covid-19.
O instituto alerta para que os cuidados devem permanecer, os casos de Covid-19 continuam acontecendo, e o Iaspi segue com medidas e cuidados para evitar o risco de colapso na rede.
Isso é algo que já aconteceu em outros momentos, no pior momento da pandemia até agora, que foi entre o fim de maio e a primeira quinzena de junho, quando houve a suspensão temporária do atendimento por algumas horas da urgência do São Marcos e Prontomed Adulto porque os hospitais estavam lotados e não havia vagas sequer para observação. É o que se chama de esgotamento da rede.
Qualquer dúvida ou dificuldade que o segurado possa ter, ele deve buscar informação junto à Central de Atendimento, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone 2106-8861 ou ainda recorrer à Ouvidoria do Iaspi pelo telefone 99491-4207 para que se possa identificar problemas e solucionar seguindo o regulamento Iaspi.