O governador Wellington Dias se reuniu, nessa terça-feira (15), com os secretários de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, José Santana; e da Justiça, Carlos Edilson, para tratar de um projeto educacional destinado aos menores assistidos pelos Centro Educacional Masculino (CEM), Centro Educacional Feminino (CEF) e Centro Educacional de Internação Provisória (Ciep).
O projeto, em fase de estruturamento, consiste em proporcionar um ambiente educacional e profissionalizante aos menores internos das instituições. Assim, eles poderão continuar com o ensino regular dentro dos centros e poderão trabalhar em um ofício, a partir dos cursos profissionalizantes, quando saírem.
“O secretário da Assistência Social, José Santana, apresentou uma proposta integrada com a Educação e a Secretaria da Justiça, com o objetivo de ampliar a capacidade de ensino. Nesse caso, a Secretaria da Assistência Social trabalhando a educação para menores, para garantir que se tenha condição de ter acesso à educação regular e também para que a gente tenha as condições de uma profissão. Ter o cumprimento da pena aplicada pelo Judiciário, mas também ter uma ressocialização efetiva”, afirmou o governador.
O secretário da Sasc, José Santana, disse que os espaços serão reformados para que haja, de fato, um ambiente educacional. “A proposta inclui adaptar o espaço físico, reformando a estrutura para que tenhamos áreas voltadas para a educação, onde o menor que esteja cumprindo as restrições em função de seus atos infracionais possa, por meio da mediação tecnológica, conviver em um ambiente voltado para a educação. Estamos apresentando o projeto para que, em parceria a com educação, possamos fazer uma unidade educacional”, ressaltou o gestor.