Nesta quinta-feira (17), é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar para a importância da assistência segura. Para celebrar o momento, à noite o Hospital Getúlio Vargas (HGV) terá a fachada principal iluminada da cor laranja em alusão à data. Também estão sendo realizadas atividades durante todo o mês, com a campanha ¨Setembro Pela Segurança.
“Com o apoio da direção, o hospital promove ao longo do ano ações com foco na segurança, pois vemos como prioridade o atendimento de qualidade e, para que isso aconteça, é necessário um ambiente mais seguro para pacientes, acompanhantes e profissionais”, explica a coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Nirvania Carvalho.
Segundo ela, o HGV participa atualmente de dois projetos ligados ao tema. Desde 2017 e sob orientação do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), o hospital participa do projeto Paciente Seguro, por meio do qual vem participando de uma maratona nacional sobre segurança do paciente, juntamente com outros 52 hospitais de todo o Brasil.
O Outro é o projeto colaborativo Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, com supervisão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da cidade de São Paulo. Ambos os programas são do Proadi-SUS.
“Também é importante destacar que o HGV já implantou as seis metas internacionais estabelecidas pela OMS: identificar corretamente o paciente; melhorar comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de queda e úlceras por pressão”, finaliza a coordenadora.