A qualidade da educação brasileira é medida pelo Ideb, cujo cálculo é feito a partir dos dados sobre aprovação escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice varia de 0 a 10 e quanto mais alto, melhor demonstra o desenvolvimento educacional.
No Piauí, esse índice vem aumentando constantemente e o crescimento da rede pública estadual, no Ensino Médio, é o maior registrado desde que o indicador foi criado, em 2005. Com uma expansão de 0,4 pontos, ou seja, crescimento de 12% em relação a 2017, o Ensino Médio da rede estadual atingiu 3.7 pontos em 2019, subindo da décima sexta posição para a décima quarta colocada no país. Em relação ao Nordeste, o Piauí é o terceiro maior Ideb, com média de 3.7, ficando atrás apenas de Pernambuco, 4.4; e Ceará, 4.2, respectivamente.
No que se refere ao Ensino Fundamental, nos índices registrados nos anos iniciais, 67,3% dos municípios conseguiram alcançar o Ideb 5,9 em 2019, superando a meta nacional de 5,7.
Os avanços da educação piauiense, em especial na rede estadual de educação, revelados no último Ideb são resultados de um grande trabalho da rede em comunhão com a gestão escolar e o auxílio de parceiros como a Fundação Lemann e o Instituto Unibanco, para a elaboração e aplicação de estratégias capazes de melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos.
Nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove o Webinário Ideb, um bate-papo entre o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta; Aurilene Vieira, Djanira Alencar, e Irmã Zenaide, gestoras de escolas da rede que se destacaram no índice; e Márcia Martins, consultora pedagógica da Fundação Lemann; e Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.
A atividade será realizada de forma virtual, a partir das 15h, com transmissão pela plataforma do Canal Educação no YouTube.
A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc explica que “o webinário será uma atividade de grande relevância para que a rede, as escolas, a gestão e parceiros possam mostrar como se dá esse trabalho que vem gerando bons frutos para a educação como um todo, e também celebrar o resultado do Ideb 2019 que foi muito positivo”, disse Maria José Mendes Neta.