A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou, na última sexta-feira (18), a primeira feira do Projeto Quitanda Virtual. A ação aconteceu na Praça do Abrigo, município de São Raimundo Nonato, Território Serra da Capivara. Os agricultores entregaram as cestas encomendadas com produtos agroecológicos oriundos da agricultura familiar, como ovos, peixes, galinhas, batata doce, alface, rúcula, couve, tomate, cebolinha, abóbora, coentro, farinha, goma, banana, mamão, entre outros.
Segundo Valquíria Viana dos Santos, representante da Associação dos Produtores Agroecológicos do Semiárido Piauiense, a feira mudou a realidade dos agricultores da região. “Estamos todos muito satisfeitos. Essa feira está sendo muito importante para nós agricultores e agricultoras porque está valorizando nossos produtos. Está muito bonita nossa feira e nós só temos a agradecer a iniciativa”, declarou.
Participam do projeto Quitanda Virtual no Território Serra da Capivara quatro grupos de produção: da Associação dos Produtores Agroecológicos do Semiárido Piauiense (Apaspi), da Associação Comunitária dos Agricultores de São Raimundo Nonato (ASAF), da Comunidade Onça e do Território Quilombo Lagoas.
Carmilene Rodrigues, agricultora e representante do Grupo de Produção do Território Quilombo Lagoas, destacou a importância da primeira edição da feira em São Raimundo Nonato e do apoio da Secretaria de Agricultura Familiar para os agricultores e agricultoras. “Estamos aqui com nossa quitanda e está sendo muito bom para nós agricultoras e agricultores, pois estamos tendo um reconhecimento dos nossos produtos e do nosso trabalho. Hoje, graças a Deus, deu tudo certo. Entregamos todas as encomendas e a expectativa é que aumentem os pedidos e as propostas de compras para que o nosso grupo possa comercializar cada vez mais”, afirmou, animada.
O Projeto Quitanda Virtual é uma ação emergencial do Governo do Estado no âmbito da pandemia do Covid-19 e consiste na venda de produtos da agricultura familiar por meio de aplicativo de celular e tem como objetivo apoiar os agricultores e agricultoras familiares na comercialização de sua produção, ofertar às famílias piauienses uma alimentação saudável e deixar para a Agricultura Familiar uma nova estratégia de comercialização.
Participaram da ação a superintendente de Programas para a Agricultura Familiar, Liz Meireles; os representantes dos grupos de produção; o assessor territorial da Seplan, Erasmos Carlos; o representante a Secretaria Municipal de Agricultura, José Martins e as técnicas da Unidade Regional de Gestão do Projeto Viva o Semiárido, Neuma Borges, Luana Amorim e Genival Oliveira, além dos representantes da regional do Emater no território Serra da Capivara, Eduardo Galvão e Lucas Bastos.
A superintendente de Programas para a Agricultura Familiar, Liz Meireles, destacou a realização da primeira Quitanda no âmbito do projeto e ressaltou a satisfação do apoio a agricultura familiar. “ Os agricultores e agricultoras saíram satisfeitos porque venderam sua produção, os clientes porque compraram um produto de boa qualidade e nós que fazemos o governo e secretaria, também saímos satisfeitos por que estamos cumprindo nossa missão que é apoiar a agricultura familiar”, avaliou.
A Quitanda Virtual do Território Serra da Capivara foi uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, em parceria com o Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural do Piauí (Emater), Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), STTR, Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Serra da Capivara.