Moradores da Fazenda Santa Clara, localizada no município de Canto do Buriti, foram recebidos por representantes da Vice-Governadoria do Estado, nesta quinta-feira (31). Eles solicitam a regularização fundiária da região e mais atenção quanto à produção agrícola, fomento e crédito fundiário para as famílias da região.

“Foi uma reunião produtiva com a Associação dos Plantadores de Mamona e os moradores da Fazenda Santa Clara. Eles irão receber a titulação da terra, e isso é muito importante para o reconhecimento do direito à propriedade. Cada agricultor e cada família terão seus lotes reconhecidos juridicamente”, garantiu a assessora de regularização fundiária da Vice-Governadoria, Leida Diniz.

Ainda segundo a assessora, o governo deve garantir segurança para a região. “É importante que os moradores tenham seu roçado seguro para que não seja invadido ou destruído. Associado a isso pretendemos conceder crédito fundiário para estimular a produção agrícola da comunidade”, disse Leida Diniz.

O diretor-presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Éverton de Farias, também participou da reunião. “Ouvimos as demandas que a comunidade colocou e é possível viabilizar algumas ações. Vamos dar um assessoramento no que se refere ao crédito, eles precisam, por exemplo, do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que só é possível depois da regularização fundiária que vai acontecer”, explicou o gestor.

“A regularização fundiária era um grande gargalo da nossa comunidade e trouxemos essa preocupação para a Vice-Governadoria que vai nos auxiliar junto ao Interpi com a posse de terra. Teremos ainda o apoio da Agência de Fomento com relação ao crédito para podermos avançar com a nossa produção”, disse Lino Hipólito, representante da comunidade.

Reunião com agricultores na Vice-governadoria