Alunas do curso de Ciências Biológicas, campus de São Raimundo Nonato, realizam o projeto de extensão intitulado “MPbio: música como popularização da Biologia/Ciência”. Por meio do Instagram do projeto, alunos divulgam músicas que envolvem a Biologia com possibilidades de interpretação e uso em sala de aula.
O projeto MPBio inicialmente foi pensado para atuar em escolas na zona rural de São Raimundo Nonato, mas devido à pandemia do Sars-CoV-2, os alunos pensaram em adequar a execução, porém, mantendo o objetivo e compromisso. No Instagram, os alunos compartilham informações, músicas e objetos de discussão no intuito de fomentar as novas formas de ensino, no caso do projeto, com música.
A professora Marla Arianne, coordenadora do projeto, afirma que o MPbio tem o objetivo de apresentar variados estilos e músicas com potencial para serem trabalhadas em sala de aula. “O nosso projeto visa apresentar estratégias de ensino utilizando a música e cultura como instrumentos. Além disso, ele oportuniza aos nossos discentes do curso de Ciências Biológicas o aprendizado de novas estratégias, preparando-os para os desafios contemporâneos da sala de aula”, pontua a docente.
Na atividade estão envolvidas duas estudantes do curso de Ciências Biológicas. Catarina de Sá é uma delas. Ela conta que é muito gratificante e prazeroso trabalhar em um projeto que leva a música como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. O MPBio proporciona aprendizagem em metodologias novas de ensino. O projeto tem despertado nos estudantes do curso de Biologia a importância de metodologias que deixem os alunos mais ativos na sala de aula.
“Participar do MPBio é uma oportunidade única de saber as dificuldades que os professores enfrentam no dia a dia na sala de aula. É ganhar uma bagagem que futuramente iremos utilizar como professores. Com a pandemia da Covid-19, nossa equipe do projeto teve grandes dificuldades, já que é um projeto que era para ser desenvolvido totalmente em sala de aula. Agora, estamos nos reinventando e levando a música como um grande instrumento de ensino e mostrando como ela pode ser trabalhada em sala de aula”, conta a aluna.
A rede social do projeto está sendo alimentada com informações regularmente. Para acompanhar, acesse o perfil do MPBio no Instagram.