A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) está articulando a integração de toda a estrutura administrativa estadual presente nas cidades piauienses. A centralização, por meio da instalação de Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (CIACs), vai modernizar o atendimento à população garantindo maior eficiência e agilidade na prestação dos serviços. A implantação dos CIACs em Pedro II, União e Castelo do Piauí foi discutida, nesta quinta-feira (24), em reunião na SeadPrev.
De acordo com o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, o projeto arquitetônico dos CIACs nos três municípios já está em fase final. “Estamos fazendo os ajustes finais nos projetos destes CIACs. Em breve, apresentaremos o projeto e orçamento ao governador Wellington Dias. Nossa meta é entregar a obra à população no início do segundo semestre do ano que vem. Os centros de atendimento contarão com uma estrutura moderna, padronizada e segura; com área climatizada, estacionamento, correspondente bancário, praça de alimentação, dentre outros”, afirmou o gestor.
Outra vantagem dessa modelagem de integração é a economia aos cofres públicos, uma vez que a centralização em um único espaço reduz despesas de manutenção de vários órgãos instalados em diferentes prédios e a possibilita a capitalização para o fundo imobiliário, a partir da desocupação dos imóveis. “Do ponto de vista da economicidade, o ganho é real, visto que seria um único contrato de serviços gerais e o compartilhamento de internet, recepção em comum, etc. Além disso, ao reunir todos os órgãos no mesmo espaço, os antigos prédios onde estes órgãos funcionavam podem ser vendidos, fortalecendo o fundo imobiliário do estado ou mesmo garantindo o investimento no prédio novo”, explicou Franzé Silva, acrescentando que a SeadPrev vai entregar em breve os CIACs de Elesbão Veloso, Paulistana, Monte Alegre e Santa Filomena.