O diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gilberto Albuquerque, e a coordenadora do Núcleo de Assistência ao Servidor (NAS), Cleidiane Pinheiro, apresentam, nesta sexta-feira (25), durante debate virtual do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), as duas experiências exitosas do hospital que foram destaques nacionais. O evento terá como tema a Segurança do Paciente como Prioridade de Gestão e será transmitido pelo youtube.com/conassoficial, , às 16h30.
Segundo Gilberto Albuquerque, o HGV teve duas ações que foram consideradas exitosas, a primeira delas foi o Núcleo de Assistência ao Servidor (NAS), considerado o melhor projeto de assistência ao funcionário de um hospital público e a outra foi a visita e boletim médico virtual, dando ênfase à importância da comunicação efetiva com familiares e pacientes para o cuidado seguro.
O NAS realizou 10.149 testes em profissionais de saúde e segurança pública, no período de 17 de abril a 17 de setembro. O atendimento no NAS incluiu não somente os funcionários, mais também os seus familiares.
“A segunda ação considerada exitosa e exemplo para o Brasil foi a visita virtual, esta é acompanhada por uma psicóloga, e tem uma sequência de atendimento tanto aos familiares quanto aos pacientes, proporcionando segurança emocional para todos”, explica o diretor.