Os Novos Currículos do Piauí para a Educação Infantil e Ensino Fundamental já estão finalizados e na primeira quinzena de outubro terá início o segundo clico de formação para professores de todo o estado, por meio do Canal Educação, com a proposta de garantir a implementação.

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) assinou contrato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para realizar a formação dos profissionais da Educação, em parceria com Seduc e Undime.

A previsão é que 25 mil professores, de todo o estado, sejam beneficiados. Ao todo, 205 municípios pactuaram a formação continuada do Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental.  A pandemia do novo coronavírus impede as ações presencias, mas as atividades, neste primeiro momento, serão inteiramente remotas e com auxílio da tecnologia, por meio do Canal Educação no YouTube, Canal 2.1 e o canal no YouTube da FGV.

Estarão na programação webinários com os temas: Competências socioemocional, metodologias ativas e T.I.Cs: as atividades remotas – desafios e possibilidades de atuação, possibilidades de aprendizagem colaborativa pós-pandemia e alfabetização pós-pandemia.

“Com a pandemia, as atividades presenciais foram adiadas, então a equipe ProBNCC propôs formações preparatórias com o intuito de fortalecer e instrumentalizar os cursistas para quando iniciar as formações presenciais, pois serão realizadas com temas específicos para cada componente curricular”, disse a coordenadora de etapas do Novo Currículo Piauí, Marília Aragão.

De acordo com Carlos Alberto Pereira da Silva, coordenador estadual do ProBNCC, “os webnários serão realizados para o fomento de discussões com temas atuais, que preparem as equipes do estado para o desenvolvimento de ações pedagógicas nas aulas remotas e, também, pós-pandemia”.