Entrega do Título de Cidadania Piauiense ao ministro do STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro. Foto: Jarbas Santana

O ministro do STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro, foi duplamente homenageado na manhã desta quinta-feira (31). No Tribunal de Justiça, foi condecorado com o Colar do Mérito Judiciário, comenda outorgada pelas contribuições do magistrado ao Judiciário brasileiro. Na Assembleia Legislativa, recebeu o título de cidadania piauiense, proposto pelo deputado Henrique Pires (MDB). O secretário de Governo, Osmar Júnior, representou o governador nos dois atos solenes.

Paulo Moura Ribeiro é natural da cidade de Santos (SP) e é bisneto do médico e político piauiense Benedito Moura Ribeiro, que nasceu em Parnaíba. É pós-doutor em Direito Civil pela Universidade de Lisboa. Atuou como advogado desde 1977 até 1983, quando ingressou na carreira da magistratura paulista. Foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em 2005. Em 2013, foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça, em vaga destinada a membro de Tribunal de Justiça.

Dedica-se também à vida acadêmica, sendo diretor do curso de Direito da Universidade de Guarulhos desde 2009, professor titular da cadeira de Direito Civil II na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, desde 2010; coordenador científico do curso de Direito da Universidade Santo Amaro – Unisa; professor de pós-graduação em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; e professor de graduação em Direito Civil no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Maior honraria concedida pelo judiciário piauiense, o Colar do Mérito Judiciário, homenagem recebida no TJ-PI, é regulamentado pela Resolução n°15/1994, sendo concedido a “pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou à Justiça de modo geral”. “Sinto-me bastante emocionado com as honrarias recebidas”, disse ele ao declarar versos e canções que falam da felicidade, dos bons momentos e da importância dos amigos.

Participaram das solenidades a esposa do homenageado, Maria Olívia Alves, desembargadora do TJ São Paulo; Kássio Nunes, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1); Marcos Vinicius Furtado Coelho, representando a OAB Nacional; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Sebastião Martins; os desembargadores Francisco Paes Landim, Edvaldo Moura e Hilo Almeida; a subprocuradora Marta Celina; a vice-presidente do TCE Piauí, Lílian Martins; e o vice-prefeito de Teresina, Luís Junior.

 

Entrega do Título de Cidadania Piauiense ao ministro do STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro. Foto: Jarbas Santana

Entrega do Título de Cidadania Piauiense ao ministro do STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro. Foto: Jarbas Santana

Entrega do Título de Cidadania Piauiense ao ministro do STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro. Foto: Sâmia Menezes