Desenvolver uma ação que pudesse contribuir com as dificuldades emocionais dos educadores durante a pandemia da Covid-19. Com esse objetivo, profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizam oficinas pedagógicas com o tema “Resiliência emocional para trilhar os novos caminhos educacionais”.
A coordenadora de Integração com Programas Sociais e Educacionais da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID) da Seduc, professora Elizângela Silva Duarte, destaca que o projeto surgiu a partir de um diálogo com a professora Marcela Araújo de Sousa, coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Manoel Ferreira Barbosa de Macedo, da cidade de Inhuma-PI, e a professora Luiza Solano, gerente da GID.
“Desde o dia 05 de agosto de 2020, estamos viajando virtualmente às escolas, compartilhando muito conteúdo e muitas técnicas sobre como desenvolver resiliência emocional. Um dos objetivos dessa oficina é preparar os educadores para se sentirem humanos, orientando-os como poderão aprender a lidar com suas fragilidades, desenvolvendo comportamentos que os permitam se adaptarem a situações desafiadoras, especialmente nesse momento e também para o retorno das atividades presencias nas escolas”, relata a coordenadora.
A resiliência propõe para os seres humanos a capacidade de se erguer dos momentos de crise. E a resiliência emocional os capacita para lidar com as adversidades e delas extrair muito além do “se levantar”. Desenvolvendo resiliência emocional, o ser humano se torna capaz de lidar com suas dificuldades, superando obstáculos, adaptando-se a contextos emocionais negativos.
Luiza Solano enfatiza que é importante ressaltar que as oficinas pedagógicas são instrumentos poderosos para o aperfeiçoamento e melhoria da performance pessoal e profissional. “Por ser uma ferramenta de aprendizagem aberta e dinâmica, que possibilita a inovação, a troca de experiências e a construção de conhecimentos, as oficinas proporcionam um melhor desenvolvimento nos resultados escolares, inclusive no desempenho dos profissionais da educação”, completa a gerente da GID.
Até a data de hoje, foram contempladas as escolas Unidade Escolar Manoel Ferreira Barbosa de Macedo, Inhuma-PI (7ª GRE); CETI Lim Rebêlo, Unidade Escolar Dona Rosaura Muniz Barreto e CEEPRU Cônego Cardoso de São Miguel do Tapuio-PI (5ª GRE); Ceti Moderna, CEEP Gercílio de Castro Macêdo, U.E Maria Ribeiro de Castro e U.E Edith Nobre de Castro, em São Raimundo Nonato e U.E Dr Barroso, em Dirceu Arcoverde.
“O que mais nos interessa neste projeto é orientar os profissionais da Secretaria de Estado da Educação a desenvolverem resiliência emocional para se tornarem capazes de fazer planos realistas e determinarem as etapas para alcançar objetivos, com autoconfiança nos seus recursos e competências, desenvolvendo estratégias de comunicação assertiva e focadas na resolução de problemas, sabendo regular impulsos e emoções intensas no contexto da pandemia da Covid-19, como também em outras situações de crise, especialmente na prática de suas atividades como educador”, finaliza a professora Elizângela Duarte.