A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), está ofertando curso de Formação Modular para Redução da Mortalidade Materna aos profissionais de saúde da atenção primária.
O curso abordará a ficha de classificação de risco e as linhas gerais para a qualificação do cuidado pré-natal. As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico www.unasus.ufpi.br.
O objetivo é qualificar médicos e enfermeiros da atenção primária no cuidado à gestante, visando às melhores condições de saúde e assistência para a redução das mortalidades materna e infantil.
Segundo Luciana Sena, gerente de Atenção à Saúde da Sesapi, o curso é fruto da parceria com a UFPI. “O curso contemplará os protocolos e linha de cuidado que pactuamos na Comissão Intergestores Bipartide e no diálogo deliberativo em São Raimundo Nonato. A proposta está voltada para as principais causas de mortalidade materna”, explica Sena.
Os participantes terão acesso a um material técnico baseado nas melhores evidências científicas sobre o assunto. “Os inscritos poderão conhecer melhor o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde com uma aprendizagem que viabilizará sua implementação no cotidiano de seu trabalho”, destaca Luciana.
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde da Sesapi, os conhecimentos disseminados pelo curso refletirão na gestão da saúde e no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio dos protocolos publicados que oferecem uma linguagem compreensível para que sejam implementados e, com isso, ofereçam um atendimento qualificado principalmente em locais de difícil acesso às informações.