A secretária Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, esteve em reunião na manhã desta sexta-feira (16) no Palácio de Karnak, com o Governador do Estado, Wellington Dias, e a deputada federal, Margarete Coelho. Em pauta, o processo de estruturação das Unidades de Conservação (UCs) do Estado que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar).

Foto: Suyane Mesquita/Câmara dos Deputados

“Estamos trabalhando no fortalecimento das nossas Unidades de Conservação. A intenção é criar um amplo programa de integração turística ambiental dentro do estado, desenvolvendo projetos que envolvam a educação ambiental, o turismo e a sustentabilidade como um todo. Vamos enaltecer aquilo que por natureza temos de melhor e que tem um potencial enorme para trazer desenvolvimento para o Piauí”, explica a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro.

“Através dessa interlocução com a Semar, trouxemos a demanda de estruturação dos Parques para o Governador, Wellington Dias, porque este é um projeto que pode ser fonte de desenvolvimento, de emprego e renda. Claro que com toda a atenção que deve ser dada ao meio ambiente”, frisa a deputada federal, Margarete Coelho.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, a área de Relevante Interesse Ecológico da Lagoa do Portinho, o Parque Estadual Cânion do Rio Poti, o Parque Estadual da Serra de Santo Antônio e a Área de Proteção Ambiental do Rangel são algumas das primeiras UCs que devem passar pelo processo de estruturação. “A Semar já vem trabalhando há algum tempo na viabilização dos planos de manejo, através de recursos de compensação ambiental. A partir deles, será estabelecido o uso da área e a gestão dos recursos naturais para a implantação das estruturas e dos programas no entorno desses parques”, acrescenta.

Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro – Foto: Suyane Mesquita/Câmara dos Deputados