O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu, nesta quarta-feira (21), a visita das consultoras do Projeto Paciente Seguro, a farmacêutica Priscila Bernardi Garzella e enfermeira Carla Bibiana da Silveira, do Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre (RS), que assessora o HGV na implementação das ações relacionadas à segurança do paciente.

As consultoras farão uma visita diagnóstica em vários setores do hospital, com o objetivo de conferir as melhorias implementadas na unidade no que se refere à segurança do paciente, nos últimos três anos do projeto. Dentre os avanços, está a implantação da medição de 28 indicadores e dos protocolos relacionados à segurança do paciente.

Para o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, a implantação desses protocolos teve como resultado a redução de danos e eventos adversos relacionados à assistência e à saúde durante o período de internação do paciente.

Para a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGV, Nirvania Carvalho, um exemplo das práticas bem sucedidas foram relacionados à implementação das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, um exemplo foi a meta 03 de medicamentos seguros, que implantou medidas como a prescrição eletrônica, os nove certos da medicação segura, monitoramento da dispensação e prescrição de medicamentos, lista de medicamentos de alta vigilância e lista de medicamentos para risco de quedas. Além da lista de medicamentos com grafias semelhantes, lista de diluição de medicamentos.

Outro importante avanço foi a identificação de 100% dos pacientes por meio das pulseiras com o nome e a data de nascimento. “Isso faz com que não haja troca de pacientes na realização de qualquer procedimento”, destaca Nirvania Carvalho.

A visita integra as ações do Projeto Paciente Seguro, desenvolvido pelo hospital gaúcho em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto iniciou em dezembro de 2016 e desde então o HGV avançou em todos os protocolos relacionados à segurança do paciente.