A Rede Pública Estadual de Educação do Piauí recebeu reforço de proteção para os estudantes e profissionais da educação no retorno às atividades presenciais no ambiente escolar e combate ao novo coronavírus. Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), responsável por intermediar as doações, realizou, nesta terça-feira (27), a entrega de 5 mil frascos de álcool líquido 70% e 25 mil máscaras de proteção facial para a Seduc.
“A Seduc e Suparc fizeram uma articulação importante com empresas ligadas ao Pacto Global que permitiram a doação de álcool e máscaras que serão entregues aos estudantes e profissionais de educação que estão neste momento retornando às aulas presenciais. O Governo do Estado segue cuidando dos estudantes e profissionais e nesse momento permitindo que voltem com segurança ao chão da escola”, disse o secretário da Educação, Ellen Gera.
Os equipamentos de proteção foram doados pelas empresas Natura e Havaianas, por meio do Coletivo Covid e do Pacto Global, iniciativas da ONU para engajar empresas privadas em ações de combate ao novo coronavírus. A entrega dos equipamentos foi no prédio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social (Seadprev).
No Piauí, o Pacto Global e o Coletivo Covid já realizaram a entrega de 100 mil frascos de álcool 70% e 6 mil máscaras de proteção facial em parceria com diversas empresas que fazem parte do pacto. A ideia é que os itens contribuam para a proteção de servidores estaduais que trabalham em contato direto com o público, conforme afirmou a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura.
“Entregamos na mão do secretário Ellen, o material que recebemos de doação do Pacto Global, uma ação da ONU voltada para arregimentar doações de empresas privadas, principalmente EPIs para os Estados. No Piauí, os equipamentos irão auxiliar a Seduc neste retorno às aulas e a ideia é que possamos garantir a proteção aos alunos para estudar, então, na próxima semana, esses kits estarão nas mãos dos alunos”, disse.
As escolas da Rede Estadual de Ensino iniciaram o processo de retomada organizada das aulas presenciais para turmas de 3º ano do Ensino Médio (regular, integrado e VII etapa da EJA) no mês de outubro.
Cada instituição de ensino apresenta um plano de segurança com adequações às recomendações da Vigilância Sanitária para garantir o distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras, higiene e limpeza dos espaços. Até o momento, mais de 200 unidades já enviaram o plano de retomada, dos quais 155 planos foram validados, e 70 escolas já começaram as aulas de forma presencial.