O Curso de Ciências Socais da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, promove a II edição do Projeto de Extensão “Diálogos Acadêmicos em Tempos de Pandemia”, com a realização do minicurso “O Processo Eleitoral e a Governança das Cidades”, entre os dias 3 e 5 de novembro, das 19h às 21h, com transmissão pelo YouTube.
Sob coordenação dos professores Roberto Rocha e Bruno Mello, o minicurso tem o objetivo de trazer reflexões sobre as eleições municipais, a partir de um momento em que o país está enfrentando uma crise sanitária sem precedentes, com consequências sociais, políticas e econômicas para a população brasileira e piauiense. A realização do evento deve contar com a participação de professores convidados de outras instituições de ensino.
Segundo Bruno Mello, durante o minicurso será trabalhado a questão das Eleições de 2020 numa perspectiva local e nacional. “Vamos projetar, inclusive, possíveis repercussões para o pleito de 2022. Considerando ainda, o contexto de pandemia que vivenciamos, as eleições deste ano tornam-se bastante peculiares. Tudo isso motiva uma série de reflexões que serão trazidas à tona durante o minicurso”, disse o docente.
De acordo com Roberto Rocha, o objetivo dos Diálogos Acadêmicos é promover um debate interativo e formativo de temas e questões da atualidade, sob o olhar das Ciências Sociais e Humanas. “O projeto surgiu da necessidade de interagir no formato virtual com a comunidade discente e docente do Curso de Ciências Sociais da Uespi, discutindo temas da contemporaneidade numa perspectiva sociológica, nesse contexto de pandemia”, ressalta o professor.
Inscrições
Para receber certificado de 20h, é necessário realizar inscrição pelo link que será disponibilizado na bio do Instagram do minicurso, disponível até sábado (30). Entretanto, quem quiser apenas acompanhar, sem a necessidade de certificado, deve acessar o canal do YouTube nos dias e horários do minicurso.
A estimativa é de 100 participantes, prioritariamente estudantes do curso de Ciências Sociais e Humanas da Uespi. “No entanto, todos que se interessam pela temática serão bem-vindos”, ressaltam os organizadores.