O governador Wellington Dias visita, nesta sexta-feira (30), Hospital Regional Justino Luz (HRJL). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual entrega 20 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e duas alas, reformadas e climatizadas. Localizado na cidade de Picos, o hospital é referência para mais de 600 mil habitantes de 42 municípios das regiões do Vale do Guaribas, Sambito e Canindé e realiza uma média de 7 mil atendimentos por mês, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital Regional Justino Luz é administrado pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) e foi selecionado pelo Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE) como um dos hospitais de referência para o enfrentamento ao novo coronavírus no interior do estado.
Por meio da fundação e o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Governo do Estado investiu ainda mais na estruturação do Justino Luz, oferecendo condições para enfrentamento da pandemia da Covid-19 na macrorregião de Picos. Os investimentos foram tanto na estrutura física e de equipamentos, quanto de pessoal, no que se refere à capacitação e treinamento dos profissionais para o atendimento a todos os pacientes que necessitassem dos serviços do hospital.
“Assim, de forma contínua, estão sendo implementadas uma série de melhorias na unidade hospitalar, que vão desde a ampliação dos leitos de UTI, passando pela aquisição e instalação de novos equipamentos e também a capacitação de pessoal, melhorias que visam incrementar, modernizar os setores e otimizar seus atendimentos”, diz Pablo Santos, presidente da Fepiserh.
Atualmente, o Hospital Justino Luz conta com 20 leitos de UTI exclusivos na área destinada para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 10 leitos para atendimento de pacientes normais e 35 leitos clínicos na enfermaria SRAG. Também foram instalados novos equipamentos hospitalares, como monitores, ventiladores, capinógrafo, camas hospitalares elétricas; aquisição de veículo para transporte de pacientes; incremento do parque tecnológico e laboratorial; aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outras melhorias que fazem parte dos investimentos realizados. Outra prioridade da direção da Fepiserh e do Justino Luz foram os investimentos na capacitação das equipes de profissionais atuantes na unidade hospitalar, com melhoria nos fluxos de atendimentos e no protocolo de uso das medicações.
“Todas essas ações foram decisivas para o êxito na recuperação dos pacientes acometidos com a Covid-19 e continuaremos investindo em melhorias, sem medir esforços, para contribuir na qualidade dos serviços prestados, evidenciando que a unidade hospitalar se encontra apta a proporcionar o atendimento necessário às demandas da população”, destaca Pablo Santos.
Reconhecimento internacional
As ações implementadas pela Fundação Hospitalar, com o apoio do Governo do Estado e da Sesapi, também elevaram o Justino Luz a um patamar de atendimento e qualidade na prestação de serviços para além dos casos de coronavírus.
Hoje, o hospital também é referência internacional por ter sido contemplado com o certificado “Ready Hospital Awarded to 2020” entregue pelo Instituto Angels e pelo laboratório Boehringer Ingelheim em reconhecimento à qualidade do atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). A premiação foi no dia 23 de setembro e torna o Justino Luz o primeiro no estado a receber esse reconhecimento e se tornar referência no tratamento de AVC.
“Estamos sempre investindo na estruturação do hospital, capacitação dos colaboradores e segurança no ambiente hospitalar para garantir um acolhimento com resolutividade. Esse êxito que o hospital conquistou é uma vitória para a saúde do Piauí, assim como para os colaboradores da casa. Nossas equipes estão de parabéns pela dedicação e compromisso em oferecer serviços de forma eficiente para toda população de Picos e região”, avalia o presidente da Fepiserh.
Leia também:
Wellington inaugura investimentos na saúde, visita e autoriza obras em Picos nesta sexta (30)