O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, está construindo uma ponte sobre o Riacho dos Macacos, na rodovia PI-130, na zona rural do município de Nazária. Os serviços seguem em ritmo acelerado e a previsão de conclusão é para fevereiro de 2021.
O investimento é de R$ 2.367.402,45, recursos próprios do Estado que irão beneficiar a população de Nazária, Palmeirais e Amarante, além de facilitar o escoamento da produção da indústria cerâmica.
A ponte tem 20 metros de comprimento e 8,80 metros de largura, construída em concreto armado e aço sobre o Riacho dos Macacos, localizada próximo ao povoado Campo Dourado, e seus acessos serão em pavimentação asfáltica.
A antiga ponte foi arrastada pelas enchentes no início deste ano e desde então a população está trafegando por um desvio provisório. A obra precisou ser paralisada devido à pandemia do novo coronavírus, mas já retornou à plena atividade, segundo o secretário da Defesa Civil, Geraldo Magela.
“Estamos construindo uma nova ponte e já estamos executando a estrutura dela. A montagem das vigas está prevista para primeira quinzena de dezembro e a laje de tabuleiro deve ser concluída até janeiro de 2021 para liberar o tráfego antes do período chuvoso mais intenso, que é a partir de março. O que atrasou o processo foi a pandemia, com o fechamento mais rígido dos órgãos, no qual tivemos dificuldade de fazer e executar os projetos, e após o retorno ainda contamos com a dificuldade de encontrar os materiais. Mesmo assim, neste período, o tráfego não foi bloqueado”, ressaltou o gestor.
“Essa é uma obra muito importante, porque vai beneficiar toda a população de Nazária, Palmeiras, Amarante e outros que passam por aquela rodovia, além do escoamento da produção do polo de indústria cerâmica estabelecido na região”, completou Geraldo Magela.