O governador Wellington Dias assinou, na manhã desta quinta-feira (26), no Palácio do Karnak, a ordem de serviço no valor de R$ 5,3 milhões para a construção de mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e mais quatro obras que darão suporte à implantação do serviço de cirurgia cardíaca no Hospital Getúlio Vargas (HGV), ampliando a oferta de serviços de alta complexidade à população do Piauí.
Os recursos aplicados foram obtidos através de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro (MDB) e também com contrapartida do Governo do Estado e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), órgão que administra o Getúlio Vargas.
O governador Wellington Dias revela que o Hospital Getúlio Vargas receberá no início de 2021, mais 7 milhões para executar outras melhorias na casa. “O HGV completa em abril de 2021, 80 anos, e por esta razão estamos fazendo desde 2015 investimentos que vão em duas linhas, de um lado, fazer com que a gente tenha uma modernização do hospital, com equipamentos, e adequações da estrutura antiga, sem alterar a estrutura arquitetônica, e também, teremos mais sete milhões que serão investidos no começo do próximo ano, e o objetivo é que a gente a cabeça de rede, que é o HGV, como uma referência, trabalhando com mais segurança e eficiência e trazendo melhores resultados”, conta Dias.
O presidente da Fepiserh, Pablo Santos, explica que a conclusão das obras vai possibilitar a ampliação no acolhimento de pacientes em UTIs, além da implantação das cirurgias cardíacas. “Com os recursos alcançados através de emenda do senador Marcelo Castro e com o apoio do Governo do Estado, vamos entregar mais 20 UTIs, além de outros espaços que irão aumentar a nossa capacidade de atendimento de alta complexidade no HGV, assim como, finalmente atender aqueles pacientes que necessitam de cirurgias cardiovasculares. É um ganho para toda população que usa a rede hospitalar do Estado”, comenta Santos.
Segundo o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, os equipamentos estão em fase final de licitação e a equipe médica já está montada. “Com a conclusão dessa obra, o HGV se torna o único hospital público do Piauí a realizar esse procedimento. O maior beneficiário é a própria população, tendo em vista que há uma grande demanda reprimida no Estado”, relata.
Albuquerque conta ainda que, além da conclusão dos 20 leitos de UTI, os recursos também irão possibilitar a construção de rampas de acesso ao 1º e 2º andares, para facilitar o deslocamentos de pacientes e funcionários em casos de incêndio e outras necessidades de fuga. Também serão ampliados os serviços que vão dar suporte ao serviço de cirurgias cardíacas, como a adequação e ampliação da central de material, adequação da farmácia interna e do laboratório.