O governador Wellington Dias anunciou, nessa quinta-feira (26), a instalação de quatro novos Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ciacs). Até fevereiro de 2021, devem estar funcionando as unidades de Monte Alegre, Elesbão Veloso, Santa Filomena e Paulistana, facilitando o acesso a serviços importantes para a população dessas cidades.

“O objetivo é modernizar o Estado, oferecer mais eficiência pensando no usuário. Ter em um só local todos os serviços, em um ambiente pensado também para os servidores, bonito, agradável e moderno”, ressaltou Wellington.

Os Ciacs são complexos que reúnem diferentes órgãos da administração pública, das esferas federal, estadual e municipal, oferecendo serviços diversos ao cidadão, no mesmo lugar. Receita Federal, Bolsa Família, Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Detran, Adapi, Secretaria da Segurança Pública e Junta Comercial, são alguns dos órgãos presentes.

Em Campo Maior, o centro realizou no ano passado 11.993 atendimentos. Em Picos, onde o Ciac já funciona há três anos, o número de atendimentos em 2019 chegou a 37 mil. Em Ilha Grande, litoral do estado, o funcionamento começou em outubro do ano passado.

Além de facilitar a vida do cidadão, o Ciac traz outro grande benefício que é a economia de dinheiro público. A centralização em um único prédio reduz gastos com aluguel, energia, água, telefone, internet, entre outras despesas. O governo tem ainda a possibilidade de arrecadar recursos alugando ou vendendo os imóveis onde os órgãos funcionavam isoladamente.

Na reunião, foram apresentados ao governador os projetos dos Ciacs de Pedro II, União, Castelo, São João e Paes Landim. “O desafio do governador é que possamos avançar para todo o estado do Piauí. Dentro da capacidade financeira de investimento, poder levar a todos os cidadãos esta comodidade”, pontuou o secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva.