A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) ampliou o deferimento automático de processos para os eventos de enquadramento, desenquadramento, reenquadramento; interrupção das atividades; reinício das atividades e pedido de baixa (fechamento) das empresas. O deferimento automático estará disponível sempre que o usuário solicitar o evento isoladamente e optar pelo contrato padrão do sistema Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br).
Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a automação permite à Junta Comercial aumentar a produtividade e a celeridade nos processos. “Neste ano, mais de 60% das empresas abertas foram deferidas automaticamente. Além da celeridade, a ferramenta garante o funcionamento em tempo integral da Jucepi uma vez que o sistema Piauí Digital fica disponível 24h, em qualquer dia da semana, e o documento aprovado da empresa é liberado em minutos após o protocolo”, explica a gestora.
O sistema on-line Piauí Digital foi atualizado e agora é possível a indicação do número de registro (Nire), CNPJ ou nome empresarial para solicitações de eventos exclusivos, livro digital e certidão de inteiro teor. Caso o usuário opte por identificar a empresa pelo nome empresarial, é necessário informar o município do estabelecimento.
Lançado em 2016, o Piauí Digital está consolidado, ao mesmo tempo que segue inovando para oferecer novos serviços além da abertura, alteração e extinção de empresa. Pelo sistema, é possível também, sem sair de casa, tudo pela internet, solicitar certidões, arquivamentos de interesse da empresa, registro de balanço, livros contábeis, verificação de autenticidade de documentos, dentre outros serviços.
Atendimento virtual
A Junta Comercial continua se modernizando e investindo na automação de tarefas que beneficiam os usuários dos serviços da autarquia. Além da ampliação do deferimento automático, também está disponível o atendimento 24h pela assistente virtual Cris, no site do Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br).
A Cris está apta a sanar as dúvidas mais comuns sobre os procedimentos de registro (abertura, alteração e baixa de empresas), cópias de documentos, exigências, certidões, além de iniciar e acompanhar o andamento de processos.
Nos casos em que a assistente não puder sanar as dúvidas, o atendimento será redirecionado para a equipe de suporte que concluirá por e-mail ou telefone.