A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) divulgou, nesta terça-feira (12), o balanço da Operação Fim de Ano, no sistema prisional. A ação aconteceu em todas as unidades do Estado, com revistas minuciosas e a vigilância aproximada. A operação resultou na retirada de materiais ilícitos das unidades.
Dentre as apreensões, um total de 22 celulares, dez baterias e 14 carregadores foram encontrados nas unidades penais de Parnaíba, Esperantina e Floriano. Além disso, uma quantidade pequena de pilhas e drogas. Nas unidades da região metropolitana não foram encontrados quaisquer materiais ilícitos em suas dependências.
Para o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, o saldo foi positivo. “Nossa operação foi extremamente exitosa. Encontramos poucos materiais ilícitos e, nesse ano, iremos reforçar, cada vez mais, os protocolos de disciplina não só nessas unidades, mas como em todo o sistema prisional”, frisou o Secretário.
A Operação serviu para garantir a ordem e a disciplina no sistema prisional no período festivo de fim e início de ano. A missão, coordenada pela Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dinp), foi executada por Policiais Penais da Dinp, do Grupo Tático Prisional (GTP), do Comando de Operações Prisionais (COP), da Administração Penitenciária (Duap) e das próprias unidades penais. Além disso, estiveram em ação os Policiais Militares vinculados à Sejus, através da Assistência Militar e da Rondas de Caráter Prisional (Rocap).