A tradução dos investimentos do PRO Educação é reflexo do amplo planejamento promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a proposta de promoção do desenvolvimento social. O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Padre Joaquim Nonato, no bairro Bela Vista, zona sul de Teresina, que conquistou nota 100 na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020, é um desses exemplo e recebe investimento no valor de R$ 637.331,20 para melhorias no local.

Como parte de um cronograma de obras, a ação na escola tem como objetivo reestruturar os espaços físicos com ampliação de estacionamento, acessibilidade e novas adaptações para levar mais conforto aos estudantes e à comunidade, já que o ambiente escolar é parte dos equipamentos sociais mais importantes nos locais onde estão inseridos.

A escola funciona em regime de tempo integral, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pertencente à 19ª Gerência Regional de Educação (GRE) da rede estadual do Piauí. A escola possui atualmente 307 alunos matriculados, 19 professores e 17 servidores administrativos. No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, obteve nota 5,80, com meta para 6.0 em 2019.

“Somos uma escola que surgiu ainda na década de 1970. Por aqui passaram muita crianças e, hoje, temos ex-alunos que se tornaram professores. Antes, tínhamos  um Ideb de 3,2 e, desde 2009, quando passamos a ser uma escola de tempo integral, subimos esse número para 6,1”, disse o gestor da escola, Antônio Gomes.

Serão investidos uma soma de R$ 1,6 bilhão por meio do PRO Piauí em toda a rede de ensino no estado. Os recursos são oriundos do precatório do Fundef que irão contemplar programas pedagógicos e formação dos profissionais em educação; construção, recuperação e modernização da infraestrutura das escolas; além de programas de fortalecimento e valorização da gestão escolar.

“São somas de investimentos que vão além de valores financeiros. Tudo isso tem um grande propósito, que é ter uma educação em constante mudança e evolução. A Seduc tem trabalhado para que o estudante tenha acesso à tecnologia e ao conhecimento, mas, além disso, tem ido em busca de investimentos nas estruturas e em capacitação de pessoal para proporcionar que essa grande engrenagem da educação possa funcionar bem e traga, como resultado, o desenvolvimento social que queremos”, disse o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.