O governador Wellington Dias se reuniu, nesta sexta-feira (29), com o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela, para tratar sobre a liberação do tráfego de veículos na ponte sobre o Riacho dos Macacos, na PI-130, zona rural do município de Nazária. A obra é muito esperada na região e será entregue antes do cronograma estabelecido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.
A antiga ponte foi arrastada pelas enchentes no início de 2020. Por essa razão, está sendo construída em concreto armado e aço, antes que o período de chuvas intensifique no Piauí.
“Tivemos um problema grave de chuvas ano passado que danificou a ponte que tem uma importância estratégica para essa região que produz cerâmicas. E toda nossa preocupação era chegar neste período liberando esse tráfego e o secretário Geraldo Magela nos deu a ótima notícia de que hoje podemos liberar o trânsito sobre ponte. Agora, não teremos mais isolamento para a região”, disse o governador.
O investimento é de R$ 2.367.402,45, recursos próprios do Estado, que irão beneficiar a população de Nazária, Palmeirais e Amarante, além de facilitar o escoamento da produção da indústria de cerâmica da região.
“Logo após o rompimento da ponte, veio a pandemia e houve o fechamento de muitas atividades, inclusive da construção civil e da indústria para materiais. Quando normalizou a situação a partir de outubro, foi executado rapidamente todos os serviços com o cronograma estabelecido e hoje estamos antecipando a liberação do tráfego abrindo a PI-130 para todos os tipos de veículos”, concluiu o secretário da Defesa Civil.
Sobre a finalização da obra, Geraldo Magela afirmou que ainda faltam serviços complementares. “Serão demolidos um aterro e um desvio que foram feitos. Tubos e bueiros das passagens dos riachos também serão retirados. Até o fim da semana tudo isso será concluído”, garantiu o gestor.