A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), representada pelo Auditor Fiscal Ambiental, Felipe Gomes, participou do V Curso de Espeleologia e Licenciamento Ambiental, que foi realizado de 04 a 09 de novembro, em Belo Horizonte. O evento foi organizado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav – ICMBio).

A Espeleologia é o ramo da ciência que estuda as cavernas, que por sua vez são cavidades subterrâneas naturais que exercem uma função primordial na dinâmica hidrológica de uma bacia hidrográfica e podem abrigar espécies raras da fauna e vestígios arqueológicos importantes.

“Qualquer intervenção nesses locais deve ser levada em consideração a questão do licenciamento ambiental”, esclarece o auditor fiscal Ambiental, Felipe Gomes.

Segundo o auditor da Semar, o Piauí tem aproximadamente 400 cavernas registradas no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie), estando a maioria delas situadas na região sudeste. “Nosso estado como um todo tem um grande potencial para formação de cavernas, o que exige um maior cuidado na avaliação de impactos nessas estruturas que possam ser provocados por atividades sujeitas ao licenciamento ambiental,” ressalta Gomes.

O curso teve como objetivo promover a capacitação e atualização de profissionais responsáveis pela análise dos processos de licenciamento ambiental, frente à nova legislação afeta ao patrimônio espeleológico. Além disso, ele reuniu mais de quarenta profissionais de instituições pertencentes ao Sisnama e que atuam na análise dos processos de licenciamento ambiental de atividades potencialmente poluidoras e degradadores de cavidades naturais subterrâneas e sua área de influência.