Com o aumento do número de casos de covid-19 no Piauí, a direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV), fez uma reunião emergencial, neste sábado (20), com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e os diretores da Fepiserh. O objetivo foi o de solicitar a colaboração de todos nesse momento difícil. O encontro tratou da ampliação de leitos da UTI, abastecimento do Hospital em relação aos insumos, EPIs e medicamentos.
“Estamos enfrentando um momento difícil, por conta do crescimento dos casos da doença no estado. Temos que nos preparar para receber os pacientes”, explica Osvaldo Mendes, diretor-geral do HGV. O gestor destaca que, diante da situação preocupante, o HGV deve está preparado para ampliar o número de vagas na UTI e enfermarias Covid. “Foi uma reunião bastante produtiva, definimos vários pontos importantes para enfrentarmos a crise. Estamos trabalhando e mantendo o atendimento das cirurgias eletivas e da regulação. Aqui é como se tivéssemos dois hospitais. Um destinado à Covid e outro para as demais doenças, que também não podem ficar sem tratamento”, acrescenta.
Estavam presentes também na reunião, os diretores técnico, Cícero Sousa, e administrativo do HGV, Fernando Danda, além dos diretores da Fepiserh, Natália Pinheiro, Welton Bandeira, Aldeane Moreira e Igor Cavalcante. A diretora financeira da Fepiserh, entidade que gerencia o HGV, Natália Pinheiro, destacou que foi uma reunião muito produtiva. “O HGV tem capacidade para aumentar em até 40 o número de leitos Covid-19, caso seja necessário, e a Sesapi garantiu o custeio dessas novas unidades, tanto para os insumos, quanto para o pessoal. Além disso, garantiu que temos oxigênio suficiente para atender à demanda. É um momento delicado, que temos que unir forças”, afirmou.