Os estudantes da rede pública estadual de ensino do Piauí conquistaram resultados positivos na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que divulgou o saldo final da competição nesta quinta-feira (25). Os alunos de todo o Estado foram premiados na edição 2020 com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas, entre as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Entre as escolas premiadas foi destaque a Unidade Escolar Gayoso e Almendra, localizada no município de Batalha. Os estudantes da unidade conquistaram duas medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e uma medalha de bronze, além de dez menções honrosas.
Acesse o resultado em https://resultado.onciencias.org
No município de Regeneração, as premiações também contemplaram os estudantes da Unidade Escolar Alberto Nunes Leal com a conquista de uma medalha de bronze e três menções honrosas nas séries do Ensino Médio. Segundo o diretor da escola, Ismael Dantas, a gestão organizou grupos entre os alunos nas diversas plataformas on-line mais acessíveis para que tenham conhecimento sobre cada área das olimpíadas. “Trabalhamos mostrando as vantagens no aprendizado destes alunos ao participarem das olimpíadas com a obtenção de medalhas, certificados e ganho de aprendizagem. Os professores de cada área correspondente criaram grupos das olimpíadas repassam as informações e reforço de conteúdos”, declarou.
Em Teresina, no CETI Pequena Rubim, localizado na zona norte, a diretora comemorou o resultado, fruto do engajamento da gestão, professores e a família dos alunos como maiores incentivadores na participação da ONC, como destaca a diretora Francisca Viana. “Apoiamos a iniciativa desde o início com os professores divulgando nas turmas as inscrições para os alunos competirem e hoje celebramos este resultado. A nossa medalha de ouro não surpreende, pois, o estudante Felipe Cainan, medalhista de ouro, é um dos nossos melhores alunos da escola. A família dele sempre esteve presente na vida escolar, mesmo com a dificuldade causada pela pandemia. Sua mãe sempre veio buscar as atividades para ele e nós auxiliamos da melhor forma possível para chegar a este resultado”, disse a gestora.
Olimpíadas de Ciências 2020
Realizada de forma online no último ano, a Olimpíada é constituída de duas fases. Na primeira fase, os alunos fizeram uma prova de múltipla escolha sobre história química, física, biologia e astronomia. Na segunda fase, a prova foi discursiva e o aluno teve que responder a determinados desafios.
Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Programa Ciência na Escola e a realização da Universidade Federal do Piauí, a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas com o objetivo de popularizar e divulgar o conhecimento científico a todos.