Representantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram de forma virtual para realizar a assinatura simbólica de um termo de convênio e de cooperação técnica para pesquisas na área do turismo nas duas instituições. Na ocasião, também foram discutidos sobre o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos em Turismo (Netur) da Uespi e do Observatório do Turismo do RN (Observaturn) da UFRN, e lançado o livro “Turismo e Covid-19: cenários, estratégias e protocolos de biossegurança”, realizado em conjunto pelos núcleos de pesquisa.
O acordo de cooperação entre as universidades permite um incentivo à pesquisa e reflexões acadêmicas acerca do turismo, área muito afetada pela pandemia. A professora Ana Angélica Costa, do curso de Turismo da Uespi, foi uma das organizadoras da obra lançada juntamente aos professores, Sidcley D’sordi Alves Alegrini da Silva, Ana Angélica Fonseca Costa e Marcos José de Souza Cipriano, em parceria com a Edições UERN.
Ana Angélica Costa aponta que o livro reúne protocolos validados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidades oficiais da área da saúde, para que os segmentos turísticos se adequem e que essa área não fique comprometida pela pandemia. “Está sendo uma honra desenvolver pesquisas e realizar essa trabalho que é tão importante. Também pesquisamos sobre os impactos econômicos, falamos sobre as novas formas dos guias, hotéis, entre outros profissionais do segmento de turismo para que esses possam se adequar aos poucos a nossa nova realidade”, diz a professora.
O reitor da Uespi, Evandro Alberto, afirma que a cooperação entre as universidades permite uma expansão do que as instituições têm produzido mesmo com as dificuldades que a pandemia impõe. “Aqui nós iniciamos uma jornada muito importante para as nossas universidades e também para os nossos estados. Iremos realizar um trabalho de maneira integrada e manter essa cooperação técnica e científica que só tende a melhorar e expandir o ensino tanto da Uespi como também da UERN”, ressalta o gestor.
A reitora da UERN, Fátima Raquel, destaca que o objetivo é que as instituições possam trocar experiências diante da perspectiva de diversidades e novas possibilidades do futuro da educação.“Precisamos sim alçar novos voos e pensar em novas possibilidades. Acredita-se que com esse convênio as duas universidades possam expandir suas possibilidades e horizontes. Nós sempre objetivamos ofertar ensino de qualidade para a nossa população. Diante disso, a parceria com a Universidade Estadual do Piauí permite que possamos produzir mais pesquisas, atividades de extensão e de ensino”, explica a gestora.
A solenidade virtual foi transmitida e está disponível no YouTube no canal UERN Oficial.
Você pode adquirir o e-book gratuito no site da Editora Universitária — EDUERN.