A subdefensora pública geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Belchior, e a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública, Lia Medeiros, participaram, nessa quinta-feira (11), do 1° Encontro da Rede Colaborativa de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Estado do Piauí, colegiado que reúne instituições e órgãos dos Poderes Judiciário e Executivo.
O evento foi realizado por meio de videoconferência e contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira; e do corregedor-geral de Justiça do Piauí, desembargador Fernando Lopes. Na oportunidade, esteve presente a nova coordenadora da Mulher do TJ-PI, juíza Keylla Ranyere Procópio, além de outras autoridades.
O objetivo do encontro é firmar aliança permanente de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher no Piauí, visando melhorar a comunicação entre as instituições, a união dos esforços para o combate à violência doméstica, e, com isso, promover o fortalecimento da rede.
Durante a sessão, o desembargador José Ribamar Oliveira reiterou a importância de levar aos municípios ações educativas e de proteção à mulher. “Precisamos envolver o maior número de pessoas possíveis, juízes, prefeitos, delegados, companhias de Polícia, Ministério Público, Defensoria Pública, e unificar esse trabalho para que, assim, consigamos cada vez mais êxito nessa missão”, destacou o presidente do TJ.
A coordenadora do Núcleo da Mulher da Defensoria Pública destacou os pontos discutidos. “A solenidade marcou a apresentação formal da nova chefe da Coordenadoria da Mulher do TJ, que apresentou uma série de projetos e iniciativas que pretende desenvolver durante a gestão. É muito importante sempre que a Defensoria participe desses momentos como instituição diretamente atuante no sistema de Justiça com relação às causas envolvendo violência contra a mulher, no sentido de também contribuir para a construção dessas políticas. Foi com muita felicidade que ouvimos a fala da coordenadora Keyla Ranyere sobre uma construção coletiva, onde todos sejam realmente participantes ativos na formação dessa rede colaborativa, para melhorar o fluxo de informações e as várias iniciativas. Fomos muito bem representados pela fala da nossa subdefensora, que fez pontuações muito relevantes. Nós esperamos que seja realmente um primeiro passo para essa unidade, e que as políticas não venham somente já formatadas pelo tribunal para que os outros órgãos possam aderir, mas que juntos possamos auxiliar nessa construção”, disse Lia Medeiros.
A subdefensora pública geral do Piauí destaca a importância desse trabalho conjunto nas ações voltadas para o enfrentamento à violência contra a mulher. “A Defensoria Pública vê com satisfação mais essa união de esforços, para que se firme um sistema sólido de proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. É necessário realmente um trabalho voltado para o fortalecimento da rede de proteção e a Defensoria, que já desenvolve um trabalho firme e resolutivo dentro desse contexto por meio do Núcleo de Defesa da Mulher, certamente estará pronta para contribuir”, afirmou Carla Yáscar.