A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) recebeu o Prêmio Eficiência do Controle Interno concedido pela Controladoria Geral do Estado (CGE) aos órgãos e entidades do poder executivo estadual que tiveram o melhor desempenho quanto ao funcionamento e adequação dos procedimentos de controle interno em 2019. Dos dez órgãos que tiveram o melhor índice de eficiência, a Jucepi ficou em 4º lugar.
O prêmio foi entregue pelo governador Wellington Dias e pelo Controlador-Geral do Estado Márcio Souza a presidente Alzenir Porto e a coordenadora do controle interno Dangela Dantas na abertura do 3° Fórum Piauiense de Controle Interno nessa segunda-feira (11), em Teresina.
A presidente Alzenir Porto comemora o prêmio e ressalta que o reconhecimento é resultado do trabalho de uma equipe dedicada da Junta Comercial. “Além de ser considerada uma das duas melhores Juntas Comerciais do Brasil, prestando serviço com celeridade e qualidade ao empreendedor, somos reconhecidos também pelo desempenho de gestão e eficiência administrativa. E tudo isso só foi possível pelo trabalho de uma equipe forte e dedicada em fazer o melhor na Jucepi”, afirmou.
O Prêmio Eficiência do Controle Interno foi criado no ano de 2019, por meio da Portaria Nº 40, de 19 de agosto de 2019, que instituiu a Política Anual de Avaliação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo estadual com o propósito de avaliar de forma objetiva e independente o desempenho dos Núcleos de Controle Interno dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Piauí, quanto ao funcionamento integrado e adequação dos procedimentos de controle interno por eles realizados.
Reconhecimento internacional
A presidente Alzenir Porto, que também é vice-presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), representará o Brasil na Assembleia Geral da Associação de Registros da América Latina e do Caribe – ASORLAC e a Câmara de Comércio de Bogotá, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro na cidade do Panamá. Participam do evento também a presidente da Fenaju e da Junta Comercial do Estado do Pará, Cilene Sabino e o diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) do Ministério da Economia, André Santa Cruz.
Na ocasião, as presidentes Alzenir e Cilene apresentarão a evolução do registro empresarial no Brasil. O convite se deu em reconhecimento pelo trabalho realizado na Jucepi para melhorar o ambiente de negócios.