Diariamente, os profissionais do Serviço Social da Farmácia do Povo recebem pacientes ou seus representantes com diversas dúvidas, como atendimento, que documentações são necessárias para receber medicamentos, como iniciar o processo, entre outras. Pensando nisso, foi elaborado um manual com estas e outras informações para o público atendido pela entidade.

De acordo com a diretora geral, Wanda Avelino, o manual é fruto de um trabalho experimental de uma aluna de Serviço Social, que faz um estágio obrigatório na Farmácia, baseado no usuário. “Ação que mostra, além dos direitos e deveres, os serviços que ofertamos. Trabalho que valorizamos tantos dos estagiários e colaboradores”, descreve.

Nesta terça-feira (12), os usuários que aguardavam atendimento conheceram o trabalho desenvolvido pelos profissionais e da estudante de Serviço Social, Karollayne Lustosa. “O manual fala dos direitos e deveres dos usuários; que eles têm que respeitar os profissionais que estão atendendo a eles e ser respeitados”, declara.

Um dos direitos destacados é que toda e qualquer informação ou dado do paciente é mantido em sigilo e que, ao adentrar na unidade, o usuário deve receber as orientações pertinentes sobre os serviços ofertados e procedimentos para efetuação do cadastrado no programa, de acordo com o manual.

Já nos deveres, cabe aos usuários “entregar documentação completa e em tempo hábil para efetuação do cadastro; observar cuidadosamente todos os campos do Termo de Esclarecimento, LME e Receita, além de comparecer à Farmácia na data constante no recibo de agendamento, com documento de identificação do paciente/responsável”

“O manual foi estruturado de acordo com os relatos dos usuários, as dificuldades deles, com informações necessárias para o dia a dia dos usuários”, explica a assistente social Raimunda Soares, supervisora do estágio. Além do manual, que será disponibilizado em breve à população, a assistente social explanou que também há uma caixa de sugestões, mais um canal de comunicação com os usuários.