O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) realiza consulta pública para ouvir os jovens sobre a pandemia. São público-alvo da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (Covid-19)” jovens com idade entre 15 e 29 anos. O questionário ficará disponível na internet até o dia 5 de abril por meio do link bit.ly/juventudesepandemia2.

A primeira edição desta pesquisa foi realizada em maio do ano passado e ouviu 33.688 jovens. De acordo com o Conjuve, os resultados mostraram que a pandemia afetou a vida dos jovens em diversos aspectos como perda de trabalho e renda, dificuldade para estudar em casa e aumento no nível de estresse.

No estado do Piauí, esse impacto foi sentido especialmente na geração de emprego e renda para a juventude. Essa é a avaliação da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv). “Somos parceiros e divulgadores dessa pesquisa no estado porque queremos saber como os jovens piauienses estão lidando com essa situação da pandemia que já perdura por mais de um ano. São informações importantes para nós, enquanto Estado, para termos uma noção de como está esse mapa da juventude em tempos de pandemia”, afirma o diretor de Políticas para Inserção no Mundo do Trabalho da Cojuv, Venicio Moura.

Esta segunda pesquisa tem como objetivo atualizar os dados diante da segunda onda da pandemia que o país atravessa. “Uma série de direitos têm sido violados ou negligenciados e para o enfrentamento da complexidade desses desafios será fundamental a construção de soluções que sejam baseadas em evidências, por isso decidimos realizar a segunda onda da Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, disse Marcus Barão, presidente do Conjuve.

Dentre os temas abordados no questionário, estão os sentimentos jovens em relação à saúde e bem-estar; educação e aprendizado; trabalho e renda; e vida pública e expectativas, além de outras questões associadas à origem e ao perfil socioeconômico. Para responder o questionário, não é necessário se identificar.

A divulgação dos dados da pesquisa ocorrerá em maio, durante o festival de lançamento do Atlas das Juventudes.

Fonte: Assessoria da Conjuve